Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9358
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AVALIAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO AUXILIAR AO ENSINO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: ESTUDO COM O JOGO PUZZLEMÁTICA |
Autor(es): | Carrijo , João Víctor Guedes |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Talles Marcelo Gonçalves de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, José Olimpio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Valle, Pedro Araújo |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de ampliar o engajamento e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no ensino de matemática, o presente estudo trata sobre o uso da gamificação associada à tecnologia assistiva e ao monitoramento automatizado de emoções como ferramentas para potencializar a aprendizagem deste público. O objetivo geral foi analisar se a gamificação, implementada por meio do jogo digital Puzzlemática, aumenta a atenção, o engajamento e a participação de alunos com Síndrome de Down em atividades matemáticas. Para tanto, foi necessário identificar o desempenho e as emoções dos participantes, avaliar o impacto da ferramenta sobre os indicadores comportamentais e emocionais e discutir as contribuições do recurso para a prática pedagógica inclusiva. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, com nove participantes do projeto Alfadown (PUC Goiás), utilizando fichas de observação, registros do software Emolab e análise descritiva dos resultados. Verificou-se que a gamificação promoveu altos níveis de atenção e engajamento, facilitou a superação de dificuldades e proporcionou experiências emocionais positivas durante o aprendizado. Conclui-se que o uso articulado da gamificação e do monitoramento emocional representa uma estratégia promissora para o ensino de matemática e para a promoção da inclusão de pessoas com Síndrome de Down. |
Palavras-chave: | Gamificação Síndrome De Down Tecnologia Assistiva Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9358 |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia + Termo - João Víctor Guedes Carrijo.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador