PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO AUXILIAR AO ENSINO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: ESTUDO COM O JOGO PUZZLEMÁTICA
Autor(es): Carrijo , João Víctor Guedes
Primeiro Orientador: Barbosa, Talles Marcelo Gonçalves de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, José Olimpio
metadata.dc.contributor.referee2: Valle, Pedro Araújo
Resumo: Tendo em vista a necessidade de ampliar o engajamento e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no ensino de matemática, o presente estudo trata sobre o uso da gamificação associada à tecnologia assistiva e ao monitoramento automatizado de emoções como ferramentas para potencializar a aprendizagem deste público. O objetivo geral foi analisar se a gamificação, implementada por meio do jogo digital Puzzlemática, aumenta a atenção, o engajamento e a participação de alunos com Síndrome de Down em atividades matemáticas. Para tanto, foi necessário identificar o desempenho e as emoções dos participantes, avaliar o impacto da ferramenta sobre os indicadores comportamentais e emocionais e discutir as contribuições do recurso para a prática pedagógica inclusiva. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, com nove participantes do projeto Alfadown (PUC Goiás), utilizando fichas de observação, registros do software Emolab e análise descritiva dos resultados. Verificou-se que a gamificação promoveu altos níveis de atenção e engajamento, facilitou a superação de dificuldades e proporcionou experiências emocionais positivas durante o aprendizado. Conclui-se que o uso articulado da gamificação e do monitoramento emocional representa uma estratégia promissora para o ensino de matemática e para a promoção da inclusão de pessoas com Síndrome de Down.
Palavras-chave: Gamificação
Síndrome De Down
Tecnologia Assistiva
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9358
Data do documento: 24-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia + Termo - João Víctor Guedes Carrijo.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador