PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FINALIDADE DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Barros , Isabella da Silva
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Aldimar Jacinto
Resumo: RESUMOEste trabalho de conclusão de curso – TCC foi apresentado como exigência parcial para conclusão do Curso de Pedagogia da PUC Goiás, em junho de 2025. O texto aborda a finalidade da instituição de educação infantil, com foco nas crianças de 0 a 5 anos, e enfatiza a importância do desenvolvimento integral infantil — físico, cognitivo, social, emocional e cultural. A motivação para o estudo surgiu da minha experiência como estagiária na educação básica, onde observou que as práticas pedagógicas, muitas vezes, não estavam alinhadas com as propostas teóricas de desenvolvimento integral da criança. A ausência de um consenso claro sobre a finalidade da educação infantil gera práticas fragmentadas nas instituições, dificultando a coerência entre teoria e prática. Muitas educadoras, por desconhecerem os reais objetivos dessa etapa educacional, acabam se restringindo a atividades meramente reprodutivas, sem considerar a singularidade das crianças Esse contato inicial com a prática educacional, aliado ao aprofundamento teórico durante a graduação em Pedagogia, especialmente na disciplina “Educação Infantil: Estudos Sócio-Históricos-Pedagógicos”, contribuiu para ampliar o meu interesse da autora pela temática. Teóricos como Piaget, Wallon, Montessori e Freinet ofereceram fundamentos para compreender as diversas formas de aprendizagem na infância. A metodologia da pesquisa realizada tem natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Inicialmente, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o descritor “finalidade da instituição de educação infantil”, resultando em 58 trabalhos, dos quais apenas 8 foram selecionados como pertinentes. A pesquisa também envolveu análise de legislações como a LDB (Lei 9394/96), BNCC (2017) e outras leis relacionadas à educação infantil no Brasil. A pesquisa propôs o seguinte problema: “Qual é a finalidade da instituição de educação infantil evidenciada nas políticas educacionais e nas proposições teórico-metodológicas dos pesquisadores da área de Educação? ” Os objetivos definidos incluíram: analisar o histórico da educação infantil no Brasil, compreender suas políticas públicas e identificar as principais propostas teóricas relacionadas à sua finalidade. Os resultados foram organizados em três capítulos. O primeiro apresenta um panorama histórico da educação infantil no Brasil, mostrando sua transição de uma função assistencialista para um direito garantido por lei a partir da Constituição de 1988. Apesar dos avanços, persistem desafios, como a desigualdade de acesso e qualidade. O segundo capítulo analisa as políticas educacionais voltadas para a infância, discutindo a relação entre setor público e privado, e destacando a importância da participação das crianças na construção de políticas. Evidencia a necessidade de superar práticas tradicionais que priorizam a rotina e a obediência em detrimento do desenvolvimento integral. O terceiro capítulo trata das bases teóricas e metodológicas da educação infantil, com destaque para Henri Wallon e a Teoria Histórico-Cultural. Wallon propõe uma visão integrada entre afetividade e cognição, enquanto a Teoria Histórico-Cultural, especialmente por Vygotsky, valoriza a brincadeira como atividade central no desenvolvimento da criança. O texto critica a tendência à homogeneização curricular imposta pela BNCC e defende práticas que respeitem a singularidade infantil, o cotidiano escolar e a experiência como centro da aprendizagem. Em síntese, o trabalho evidencia a importância de uma educação infantil comprometida com o desenvolvimento integral da criança, fundamentada em teorias sólidas e práticas
Abstract: AbstractThis final course work was presented as a partial requirement for the completion of the Pedagogy Course at PUC Goiás, in June 2025. The text addresses the purpose of early childhood education institutions, focusing on children aged 0 to 5, and emphasizes the importance of comprehensive child development — physical, cognitive, social, emotional, and cultural. The motivation for the study arose from my experience as an intern in basic education, where I observed that pedagogical practices were often not aligned with the theoretical proposals for comprehensive child development. The lack of a clear consensus on the purpose of early childhood education generates fragmented practices in institutions, making it difficult to achieve coherence between theory and practice. Many educators, unaware of the real objectives of this educational stage, end up restricting themselves to merely reproductive activities, without considering the uniqueness of children. This initial contact with educational practice, combined with the theoretical deepening during my undergraduate degree in Pedagogy, especially in the subject “Early Childhood Education: Socio-Historical-Pedagogical Studies”, contributed to broadening my interest as the author in the subject. Theorists such as Piaget, Wallon, Montessori and Freinet offered foundations for understanding the different forms of learning in childhood. The methodology of the research carried out is qualitative in nature, of the bibliographic and documentary type. Initially, a survey was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with the descriptor “purpose of the early childhood education institution”, resulting in 58 works, of which only 8 were selected as pertinent. The research also involved an analysis of legislation such as the LDB (Law 9394/96), BNCC (2017) and other laws related to early childhood education in Brazil. The research proposed the following problem: “What is the purpose of early childhood education institutions, as evidenced in educational policies and in the theoretical and methodological propositions of researchers in the field of Education?” The defined objectives included: analyzing the history of early childhood education in Brazil, understanding its public policies, and identifying the main theoretical proposals related to its purpose. The results were organized into three chapters. The first presents a historical overview of early childhood education in Brazil, showing its transition from a welfare function to a right guaranteed by law since the 1988 Constitution. Despite the advances, challenges persist, such as inequality of access and quality. The second chapter analyzes educational policies aimed at childhood, discussing the relationship between the public and private sectors, and highlighting the importance of children’s participation in the construction of policies. It highlights the need to overcome traditional practices that prioritize routine and obedience to the detriment of integral development. The third chapter deals with the theoretical and methodological bases of early childhood education, with emphasis on Henri Wallon and the Historical-Cultural Theory. Wallon proposes an integrated view between affectivity and cognition, while the Historical-Cultural Theory, especially by Vygotsky, values play as a central activity in the development of children. The text criticizes the tendency towards curricular homogenization imposed by the BNCC and defends practices that respect children's uniqueness, the school routine and experience as the center of learning. In summary, the work highlights the importance of an early childhood education committed to the integral development of the child, based on solid theories and practices.
Palavras-chave: Educação Infantil
Finalidades Educativas,
Políticas Educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9351
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ISABELLA DA SILVA BARROS - 2025.pdf550,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador