Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9317
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Implementação de sistemas de comunicação acessíveis em praças de alimentação para pessoas com TEA |
Autor(es): | Borges , Sofia Caetano |
Primeiro Orientador: | Bandeira, Ana Paula Neres de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mariano, Marilia Alves Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Nancy de Melo Batista |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurobiológica que afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental, sendo caracterizado por desafios na interação social, na comunicação verbal e não verbal e por padrões de comportamento restritivos e repetitivos (American Psychiatric Association, 2013). A implementação de sistemas de comunicação acessíveis em praças de alimentação para pessoas com TEA visa promover a inclusão social e a autonomia dessas pessoas, utilizando recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Este trabalho discute a adoção de sistemas acessíveis, em Goiânia, para crianças com TEA e seus acompanhantes. A pesquisa parte da análise da importância da CAA no desenvolvimento da linguagem e nas habilidades comunicativas, destacando a relevância de ambientes acessíveis para garantir a independência e o bem-estar desses indivíduos. O objetivo foi propor a implementação de sistemas de comunicação acessíveis nas praças de alimentação dos shoppings da cidade de Goiânia, com foco na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica, levantamento de campo e desenvolvimento de proposta projetual. Foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de compreender os fundamentos da CAA, os princípios do design universal, diretrizes de acessibilidade e os desafios enfrentados por pessoas com TEA em ambientes públicos. Os resultados esperados incluem a melhoria da experiência de comunicação e interação para crianças com TEA, contribuindo para o aumento da autonomia e a redução da ansiedade em ambientes públicos. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurobiological condition that affects social, communicative, and behavioral development, and is characterized by difficulties in social interaction, verbal and non-verbal communication, as well as by the presence of restrictive and repetitive behavior patterns (American Psychiatric Association, 2013). In this context, the implementation of accessible communication systems in food courts emerges as a relevant strategy to promote the social inclusion and autonomy of individuals with ASD, through the use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) resources. This study aims to discuss the adoption of accessible communication systems in the city of Goiânia, specifically targeting children with ASD and their companions in food court environments. The research is grounded in an analysis of the role of AAC in language development and communicative skills, emphasizing the importance of accessible public spaces in fostering independence and overall well-being for this population.The primary objective of the study is to propose the implementation of accessible communication systems in the food courts of shopping centers in Goiânia, with a focus on the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. To this end, a qualitative and exploratory methodological approach was adopted, comprising a literature review, field research, and the development of a design proposal.The literature review sought to explore the theoretical foundations of AAC, the principles of universal design, accessibility guidelines, and the specific challenges faced by individuals with ASD in public environments. The expected outcomes include enhancing the communicative and social experiences of children with ASD, contributing to greater autonomy and reducing anxiety in shared public spaces. |
Palavras-chave: | Comunicação Alternativa e Aumentativa Transtorno do Espectro Autista (TEA) Inclusão Sinalização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9317 |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC 2_SOFIA C. BORGES.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador