PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV
Autor(es): Santos , Vitória Rodrigues Castro dos
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Vanda Domingos
metadata.dc.contributor.referee3: Leandro, Bianka Carneiro
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino do conceito de volume, fundamentada na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov, em articulação com os princípios da teoria histórico-cultural de Vygotsky e da teoria da atividade de Leontiev. A proposta tem como objetivo guiar o aluno em um percurso de aprendizagem que começa com a percepção empírica da ocupação do espaço e avança para a construção teórica do conceito de volume, compreendido como uma relação entre a área da base e a altura de um sólido. Essa relação é tratada como núcleo conceitual do volume, a partir do qual se torna possível deduzir, de forma fundamentada, as diferentes fórmulas aplicáveis aos sólidos geométricos. A metodologia consiste na elaboração de uma sequência didática orientada pela atividade de estudo, que parte de uma situação real e se desenvolve por meio de ações de análise, modelação e abstração, sendo utilizados recursos visuais com apoio do software GeoGebra para auxiliar na compreensão e na generalização do núcleo conceitual. Embora não tenha sido aplicada, a proposta é analisada teoricamente quanto à sua coerência com os fundamentos da teoria do ensino desenvolvimental e suas potencialidades pedagógicas. Espera-se que este trabalho contribua com subsídios para práticas pedagógicas mais conscientes no ensino de matemática, especialmente no que diz respeito à construção de conceitos geométricos.
Abstract: This work presents a didactic proposal for teaching the concept of volume, based on V. V. Davydov’s developmental teaching theory, in conjunction with the principles of Vygotsky’s historical-cultural theory and Leontiev’s activity theory. The proposal aims to guide the student through a learning path that begins with the empirical perception of space occupation and advances to the theoretical construction of the volume concept, understood as a relationship between the base area and the height of a solid. This relationship is treated as the conceptual core of volume, from which it becomes possible to deduce, in a well-founded manner, the different formulas applicable to geometric solids. The methodology consists of designing a didactic sequence oriented by the study activity, starting from a real situation and developing through actions of analysis, modeling, and abstraction, using visual resources supported by GeoGebra software to aid the comprehension and generalization of the conceptual core. Although it has not been applied, the proposal is theoretically analyzed regarding its coherence with the foundations of developmental teaching theory and its pedagogical potential. It is expected that this work will contribute subsidies for more conscious pedagogical practices in mathematics teaching, especially concerning the construction of geometric concepts.
Palavras-chave: Volume
. Núcleo conceitual
. Ensino desenvolvimental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9305
Data do documento: 23-Jun-2025
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