PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos , Vitória Rodrigues Castro dospt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T22:50:42Z-
dc.date.available2025-06-25T22:50:42Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9305-
dc.description.abstractThis work presents a didactic proposal for teaching the concept of volume, based on V. V. Davydov’s developmental teaching theory, in conjunction with the principles of Vygotsky’s historical-cultural theory and Leontiev’s activity theory. The proposal aims to guide the student through a learning path that begins with the empirical perception of space occupation and advances to the theoretical construction of the volume concept, understood as a relationship between the base area and the height of a solid. This relationship is treated as the conceptual core of volume, from which it becomes possible to deduce, in a well-founded manner, the different formulas applicable to geometric solids. The methodology consists of designing a didactic sequence oriented by the study activity, starting from a real situation and developing through actions of analysis, modeling, and abstraction, using visual resources supported by GeoGebra software to aid the comprehension and generalization of the conceptual core. Although it has not been applied, the proposal is theoretically analyzed regarding its coherence with the foundations of developmental teaching theory and its pedagogical potential. It is expected that this work will contribute subsidies for more conscious pedagogical practices in mathematics teaching, especially concerning the construction of geometric concepts.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subject. Núcleo conceitualpt_BR
dc.subject. Ensino desenvolvimentalpt_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5769-634Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2820-8378pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee3Leandro, Bianka Carneiropt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230988579595245pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino do conceito de volume, fundamentada na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov, em articulação com os princípios da teoria histórico-cultural de Vygotsky e da teoria da atividade de Leontiev. A proposta tem como objetivo guiar o aluno em um percurso de aprendizagem que começa com a percepção empírica da ocupação do espaço e avança para a construção teórica do conceito de volume, compreendido como uma relação entre a área da base e a altura de um sólido. Essa relação é tratada como núcleo conceitual do volume, a partir do qual se torna possível deduzir, de forma fundamentada, as diferentes fórmulas aplicáveis aos sólidos geométricos. A metodologia consiste na elaboração de uma sequência didática orientada pela atividade de estudo, que parte de uma situação real e se desenvolve por meio de ações de análise, modelação e abstração, sendo utilizados recursos visuais com apoio do software GeoGebra para auxiliar na compreensão e na generalização do núcleo conceitual. Embora não tenha sido aplicada, a proposta é analisada teoricamente quanto à sua coerência com os fundamentos da teoria do ensino desenvolvimental e suas potencialidades pedagógicas. Espera-se que este trabalho contribua com subsídios para práticas pedagógicas mais conscientes no ensino de matemática, especialmente no que diz respeito à construção de conceitos geométricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Vitória.pdf16,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador