PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marca e produção de conteúdo: estudo da comunicação da Jeep nas mídias sociais
Autor(es): Moreira, Matheus Adrian
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Francielle Felipe Faria de
Resumo: Esta monografia tem como tema "Marca e produção de conteúdo: um estudo da comunicação da Jeep nas mídias sociais". A pesquisa buscou responder à pergunta: Como a produção de conteúdo da Jeep se comporta em seu perfil oficial no Instagram e no podcast para construir aventura, liberdade, autenticidade e paixão como identidade da marca? O estudo está estruturado em quatro capítulos. O primeiro apresenta o desenho da pesquisa, com a definição do tema, a formulação da questão-problema, hipóteses, objetivo geral e específicos, além da justificativa da escolha. O segundo capítulo traz a revisão da literatura, abordando conceitos essenciais como a história da marca Jeep, seu posicionamento no mercado, o papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e o marketing de conteúdo. O terceiro capítulo apresenta a metodologia adotada, sendo o estudo descritivo, de abordagem qualitativa. O corpus é formado por 12 publicações da Jeep em seu Instagram e um episódio do podcast da marca. O método de análise adotado foi a Análise de Conteúdo. O quarto e último capítulo apresenta a análise do corpus, que indicou que a Jeep utiliza conteúdos com forte apelo emocional, narrativas visuais e sonoras, além de parcerias estratégicas, para reforçar os valores de aventura, liberdade, autenticidade e paixão, que constituem seu posicionamento.
Abstract: This monograph explores the theme "Brand and content production: a study of Jeep’s communication on social media." The research aimed to answer the question: How does Jeep’s content production behave on its official Instagram profile and podcast to build adventure, freedom, authenticity, and passion as part of the brand's identity? The study is structured into four chapters. The first presents the research design, including the definition of the theme, the formulation of the research question, hypotheses, general and specific objectives, as well as the justification for the topic choice. The second chapter presents the literature review, addressing key concepts such as the history of the Jeep brand, its market positioning, the role of social media in communication strategies, and content marketing. The third chapter outlines the methodology adopted, which is a descriptive study with a qualitative approach. The corpus consists of 12 Jeep posts on Instagram and one episode of the brand’s podcast. The method of analysis used was Content Analysis. The fourth and final chapter presents the analysis of the corpus, which indicated that Jeep uses emotionally engaging content, visual and auditory narratives, as well as strategic partnerships, to reinforce the values of adventure, freedom, authenticity, and passion, which define its positioning.
Palavras-chave: Jeep
Identidade de marca
Comunicação
Mídias sociais
Produção de conteúdo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9297
Data do documento: 13-Jun-2025
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