PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/916
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Possiveis evidências que contribuem para a mastofobia: um breve estudo para identificação de fatores indutores.
Autor(es): Silva, Gisele de Sousa
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Antonio Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Richard de Sousa
Resumo: Este trabalho trata de um estudo de caso sobre as faces do ensino-aprendizagem da matemática, fazendo relação direta com o entendimento da Matofobia no cenário escolar. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários com um grupo de alunos, pais e professores, com a análise e estudo das respostas oferecidas, apresento a relação em que aspectos pontuais influenciam na proximidade com a matemática, sinalizando situações e pontos de vista. Através deste estudo foi possível analisar que o distanciamento não está relacionado a apenas um motivo, o processo inicia com os pais em seu ambiente familiar, passa pelo indivíduo enquanto aluno e finaliza no processo de ensino-aprendizagem por intermédio dos professores. A matofobia é um processo adquirido em um ambiente, seja ele familiar ou escolar, e o amadurecimento da concepção de formas para melhor aproximar da disciplina, seja a ideia partindo dos professores com uma nova metodologia de ensino, ou um acompanhamento de perto da vida escolar dos filhos por partes dos pais, ou ainda, do interesse em romper os desafios de aprender a matemática vinda dos alunos, faz com que a mesma se torne solúvel, dissolvendo assim em meio a outros sentimentos adquiridos.
Abstract: This work deals with a case study on the teaching-learning faces of mathematics, making a direct relation with the understanding of Matophobia in the school scenario. Interviews were conducted through questionnaires with a group of students, parents and teachers, with the analysis and study of the answers offered, I present the relationship in which specific aspects influence the proximity to mathematics, signaling situations and points of view. Through this study it was possible to analyze that the distance is not related to just one reason, the process starts with the parents in their family environment, passes through the individual as a student and ends in the teaching-learning process through the teachers. Matophobia is a process acquired in an environment, be it family or school, and the maturation of the conception of ways to better approach the discipline, whether the idea comes from teachers with a new teaching methodology, or a close monitoring of school life of the children by the parents, or even, the interest in breaking the challenges of learning the mathematics from the
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem
Matofobia
Matemática escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Exatas e da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/916
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(TCCfinal GISELE).pdf741,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador