PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gisele de Sousa-
dc.date.accessioned2020-12-16T12:20:19Z-
dc.date.available2020-12-16T12:20:19Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/916-
dc.description.abstractThis work deals with a case study on the teaching-learning faces of mathematics, making a direct relation with the understanding of Matophobia in the school scenario. Interviews were conducted through questionnaires with a group of students, parents and teachers, with the analysis and study of the answers offered, I present the relationship in which specific aspects influence the proximity to mathematics, signaling situations and points of view. Through this study it was possible to analyze that the distance is not related to just one reason, the process starts with the parents in their family environment, passes through the individual as a student and ends in the teaching-learning process through the teachers. Matophobia is a process acquired in an environment, be it family or school, and the maturation of the conception of ways to better approach the discipline, whether the idea comes from teachers with a new teaching methodology, or a close monitoring of school life of the children by the parents, or even, the interest in breaking the challenges of learning the mathematics from thept_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMatofobia-
dc.subjectMatemática escolar-
dc.titlePossíveis evidências que contribuem para a mastofobia: um breve estudo para identificação de fatores indutorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2820-8378pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Antonio Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Costa, Richard de Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo de caso sobre as faces do ensino-aprendizagem da matemática, fazendo relação direta com o entendimento da Matofobia no cenário escolar. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários com um grupo de alunos, pais e professores, com a análise e estudo das respostas oferecidas, apresento a relação em que aspectos pontuais influenciam na proximidade com a matemática, sinalizando situações e pontos de vista. Através deste estudo foi possível analisar que o distanciamento não está relacionado a apenas um motivo, o processo inicia com os pais em seu ambiente familiar, passa pelo indivíduo enquanto aluno e finaliza no processo de ensino-aprendizagem por intermédio dos professores. A matofobia é um processo adquirido em um ambiente, seja ele familiar ou escolar, e o amadurecimento da concepção de formas para melhor aproximar da disciplina, seja a ideia partindo dos professores com uma nova metodologia de ensino, ou um acompanhamento de perto da vida escolar dos filhos por partes dos pais, ou ainda, do interesse em romper os desafios de aprender a matemática vinda dos alunos, faz com que a mesma se torne solúvel, dissolvendo assim em meio a outros sentimentos adquiridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Exatas e da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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