Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA |
Título(s) alternativo(s): | O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA |
Autor(es): | Silva , Rubens Mota da |
Primeiro Orientador: | Reinato, Eduardo José |
metadata.dc.contributor.referee1: | Menezes, Leandro Alves Martins de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da música como instrumento pedagógico no ensino da História, destacando seu potencial como ferramenta de mediação entre o conteúdo escolar e a vivência dos alunos. A pesquisa parte da compreensão da música enquanto manifestação cultural, social e política, presente desde os primórdios da humanidade até a contemporaneidade. Enfatiza-se o papel da música popular brasileira, especialmente a MPB e outros gêneros como o samba, o rap e o maracatu, como fonte histórica rica em significados e referências a contextos sociais, culturais e políticos. O estudo defende que a escuta crítica de canções pode contribuir para a formação de alunos mais participativos, reflexivos e conectados com a realidade. Ao propor o uso da música em sala de aula, especialmente no ensino de História, busca-se não apenas dinamizar as aulas, mas também fortalecer a formação cidadã dos discentes, tornando-os sujeitos críticos e atuantes. |
Abstract: | The present study aims to analyze the use of music as a pedagogical tool in the teaching of History, highlighting its potential as a means of mediation between school content and students' lived experiences. The research starts from the understanding of music as a cultural, social, and political expression, present from the dawn of humanity to the contemporary era. The focus is placed on the role of Brazilian popular music—especially MPB (Música Popular Brasileira) and other genres such as samba, rap, and maracatu—as a historical source rich in meaning and references to social, cultural, and political contexts. The study argues that critical listening to songs can contribute to the development of more participatory, reflective students who are connected to reality. By proposing the use of music in the classroom, especially in History teaching, the aim is not only to make lessons more dynamic but also to strengthen the civic education of students, helping them become critical and active citizens. |
Palavras-chave: | Educação crítica; Ensino de História; Cultura e sociedade; Prática pedagógica; Cultura e sociedade; Análise Crítiva Música popular Brasileira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134 |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Rubens final.pdf | 402,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador