PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA
Título(s) alternativo(s): O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA
Autor(es): Silva , Rubens Mota da
Primeiro Orientador: Reinato, Eduardo José
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Leandro Alves Martins de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da música como instrumento pedagógico no ensino da História, destacando seu potencial como ferramenta de mediação entre o conteúdo escolar e a vivência dos alunos. A pesquisa parte da compreensão da música enquanto manifestação cultural, social e política, presente desde os primórdios da humanidade até a contemporaneidade. Enfatiza-se o papel da música popular brasileira, especialmente a MPB e outros gêneros como o samba, o rap e o maracatu, como fonte histórica rica em significados e referências a contextos sociais, culturais e políticos. O estudo defende que a escuta crítica de canções pode contribuir para a formação de alunos mais participativos, reflexivos e conectados com a realidade. Ao propor o uso da música em sala de aula, especialmente no ensino de História, busca-se não apenas dinamizar as aulas, mas também fortalecer a formação cidadã dos discentes, tornando-os sujeitos críticos e atuantes.
Abstract: The present study aims to analyze the use of music as a pedagogical tool in the teaching of History, highlighting its potential as a means of mediation between school content and students' lived experiences. The research starts from the understanding of music as a cultural, social, and political expression, present from the dawn of humanity to the contemporary era. The focus is placed on the role of Brazilian popular music—especially MPB (Música Popular Brasileira) and other genres such as samba, rap, and maracatu—as a historical source rich in meaning and references to social, cultural, and political contexts. The study argues that critical listening to songs can contribute to the development of more participatory, reflective students who are connected to reality. By proposing the use of music in the classroom, especially in History teaching, the aim is not only to make lessons more dynamic but also to strengthen the civic education of students, helping them become critical and active citizens.
Palavras-chave: Educação crítica;
Ensino de História;
Cultura e sociedade;
Prática pedagógica; Cultura e sociedade;
Análise Crítiva
Música popular Brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Data do documento: 12-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Rubens final.pdf402,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador