PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva , Rubens Mota dapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T15:06:22Z-
dc.date.available2025-06-23T15:06:22Z-
dc.date.issued2025-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9134-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the use of music as a pedagogical tool in the teaching of History, highlighting its potential as a means of mediation between school content and students' lived experiences. The research starts from the understanding of music as a cultural, social, and political expression, present from the dawn of humanity to the contemporary era. The focus is placed on the role of Brazilian popular music—especially MPB (Música Popular Brasileira) and other genres such as samba, rap, and maracatu—as a historical source rich in meaning and references to social, cultural, and political contexts. The study argues that critical listening to songs can contribute to the development of more participatory, reflective students who are connected to reality. By proposing the use of music in the classroom, especially in History teaching, the aim is not only to make lessons more dynamic but also to strengthen the civic education of students, helping them become critical and active citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação crítica;pt_BR
dc.subjectEnsino de História;pt_BR
dc.subjectCultura e sociedade;pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica; Cultura e sociedade;pt_BR
dc.subjectAnálise Crítivapt_BR
dc.subjectMúsica popular Brasileirapt_BR
dc.titleO USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIApt_BR
dc.title.alternativeO USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo Josépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6961-659Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Leandro Alves Martins dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250099774966626pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da música como instrumento pedagógico no ensino da História, destacando seu potencial como ferramenta de mediação entre o conteúdo escolar e a vivência dos alunos. A pesquisa parte da compreensão da música enquanto manifestação cultural, social e política, presente desde os primórdios da humanidade até a contemporaneidade. Enfatiza-se o papel da música popular brasileira, especialmente a MPB e outros gêneros como o samba, o rap e o maracatu, como fonte histórica rica em significados e referências a contextos sociais, culturais e políticos. O estudo defende que a escuta crítica de canções pode contribuir para a formação de alunos mais participativos, reflexivos e conectados com a realidade. Ao propor o uso da música em sala de aula, especialmente no ensino de História, busca-se não apenas dinamizar as aulas, mas também fortalecer a formação cidadã dos discentes, tornando-os sujeitos críticos e atuantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Rubens final.pdf402,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador