PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FUTURO Escola Parque
Autor(es): Silva Filho, Gerson Ribeiro da
Primeiro Orientador: Cheregati, Jesus Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Rabelo, Frederico André
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elaine Neves da
metadata.dc.contributor.referee3: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma escola parque no bairro Cardoso II, em Aparecida de Goiânia, com o objetivo de integrar educação, lazer, meio ambiente e convivência comunitária. A proposta parte da compreensão das desigualdades educacionais e urbanas enfrentadas por populações em situação de vulnerabilidade social, buscando oferecer uma alternativa inclusiva, sustentável e acessível ao modelo tradicional de ensino. O projeto ensino fundamental I em período integral e o EJA, além de espaços abertos ao público voltados à recreação, cultura e esporte, funcionando também como equipamento de uso comunitário. A escola é pensada como um espaço de pertencimento, onde o ambiente físico contribui para o desenvolvimento integral das crianças, a valorização da educação pública e a transformação do território. O estudo inclui análises sobre a realidade educacional local, referências teóricas e técnicas, além de diretrizes projetuais que orientam a construção de um espaço acolhedor, participativo e conectado às demandas reais da comunidade.
Abstract: This work proposes the development of the architectural design for a school-park located in the Cardoso II neighborhood, in Aparecida de Goiânia, aiming to integrate education, leisure, the environment, and community interaction. The proposal arises from an understanding of the educational and urban inequalities faced by populations in situations of social vulnerability, seeking to offer an inclusive, sustainable, and accessible alternative to the traditional education model. The project includes full-time primary education (Fundamental I) and adult education (EJA), in addition to public spaces for recreation, culture, and sports, also functioning as a community- use facility. The school is envisioned as a space of belonging, where the physical environment contributes to the comprehensive development of students, the appreciation of public education, and the transformation of the surrounding territory. The study includes analyses of the local educational reality, theoretical and technical references, as well as design guidelines that inform the creation of a welcoming, participatory space aligned with the real needs of the community.
Palavras-chave: Educação; Pertencimento; Inclusão; Sustentabilidade.
Education; Belonging; Inclusion; Sustainability.R
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9119
Data do documento: 9-Jun-2025
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