PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCarlos Henrique Ribeiropt_BR
dc.creatorSilva Filho, Gerson Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T13:49:42Z-
dc.date.available2025-06-23T13:49:42Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9119-
dc.description.abstractThis work proposes the development of the architectural design for a school-park located in the Cardoso II neighborhood, in Aparecida de Goiânia, aiming to integrate education, leisure, the environment, and community interaction. The proposal arises from an understanding of the educational and urban inequalities faced by populations in situations of social vulnerability, seeking to offer an inclusive, sustainable, and accessible alternative to the traditional education model. The project includes full-time primary education (Fundamental I) and adult education (EJA), in addition to public spaces for recreation, culture, and sports, also functioning as a community- use facility. The school is envisioned as a space of belonging, where the physical environment contributes to the comprehensive development of students, the appreciation of public education, and the transformation of the surrounding territory. The study includes analyses of the local educational reality, theoretical and technical references, as well as design guidelines that inform the creation of a welcoming, participatory space aligned with the real needs of the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação; Pertencimento; Inclusão; Sustentabilidade.pt_BR
dc.subjectEducation; Belonging; Inclusion; Sustainability.Rpt_BR
dc.titleFUTURO Escola Parquept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cheregati, Jesus Henriquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8873306676688769pt_BR
dc.contributor.referee1Rabelo, Frederico Andrépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0355406590517978pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elaine Neves dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949438656828710pt_BR
dc.contributor.referee3.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma escola parque no bairro Cardoso II, em Aparecida de Goiânia, com o objetivo de integrar educação, lazer, meio ambiente e convivência comunitária. A proposta parte da compreensão das desigualdades educacionais e urbanas enfrentadas por populações em situação de vulnerabilidade social, buscando oferecer uma alternativa inclusiva, sustentável e acessível ao modelo tradicional de ensino. O projeto ensino fundamental I em período integral e o EJA, além de espaços abertos ao público voltados à recreação, cultura e esporte, funcionando também como equipamento de uso comunitário. A escola é pensada como um espaço de pertencimento, onde o ambiente físico contribui para o desenvolvimento integral das crianças, a valorização da educação pública e a transformação do território. O estudo inclui análises sobre a realidade educacional local, referências teóricas e técnicas, além de diretrizes projetuais que orientam a construção de um espaço acolhedor, participativo e conectado às demandas reais da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADERNO TEÓRICO TCC (1).pdf61,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHAS TCC (1).pdf122,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador