Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9108
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conhecimento e comportamento dos acadêmicos: prática de educação financeira e modalidades de investimentos |
Autor(es): | Aquino, Lohana Andrade de Araújo |
Primeiro Orientador: | Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Wanessa Pazini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonzaga, Jolson da Fonseca |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento e o comportamento financeiro dos acadêmicos do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com ênfase nas práticas de educação financeira, no hábito de poupar e investir, e as modalidades de investimentos adotadas. A justificativa se baseia diante do crescente endividamento da população brasileira, da carência de instrução sobre finanças pessoais, e da relevância do tema para a formação de profissionais mais conscientes economicamente. Metodologicamente fez-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise quantitativa, através de questionário aplicado para uma amostra de 129 alunos do curso. Os resultados revelam que a maioria dos acadêmicos possuem apenas conhecimentos básicos sobre finanças, não realiza planejamentos financeiros regulares e apresenta pouca familiaridade com investimentos e muitos estudantes ainda não incorporaram esses conceitos em suas práticas cotidianas. Em contrapartida, foi identificada uma forte motivação entre os respondentes em melhorar seu relacionamento com o dinheiro, principalmente com o intuito de alcançar estabilidade, segurança e autonomia financeira no futuro. |
Abstract: | The study aims to analyze the level of knowledge and financial behavior of students in the Administration course at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), with an emphasis on financial education practices, the habit of saving and investing, and the investment methods adopted. The justification is based on the growing indebtedness of the Brazilian population, the lack of education on personal finances, and the relevance of the topic for the training of more economically aware professionals. Methodologically, exploratory and descriptive research was conducted, with quantitative analysis, through a questionnaire applied to a sample of 126 students in the course. The results reveal that most students have only basic knowledge of finances, do not carry out regular financial planning and are not very familiar with investments, and many students have not yet incorporated these concepts into their daily practices. On the other hand, strong motivation was identified among the respondents to improve their relationship with money, mainly with the aim of achieving stability, security and financial autonomy in the future. |
Palavras-chave: | Educação financeira; Investimentos; |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9108 |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOHANA_TCC_ RAG.pdf | 762,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LOHANNA RASCUNHO.jpg | 242,2 kB | JPEG | Visualizar/Abrir | |
ANEXO IV RESOLUÇÃO LOHANA.docx | 175,06 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador