PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9108
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento e comportamento dos acadêmicos: prática de educação financeira e modalidades de investimentos
Autor(es): Aquino, Lohana Andrade de Araújo
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Wanessa Pazini
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Jolson da Fonseca
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento e o comportamento financeiro dos acadêmicos do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com ênfase nas práticas de educação financeira, no hábito de poupar e investir, e as modalidades de investimentos adotadas. A justificativa se baseia diante do crescente endividamento da população brasileira, da carência de instrução sobre finanças pessoais, e da relevância do tema para a formação de profissionais mais conscientes economicamente. Metodologicamente fez-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise quantitativa, através de questionário aplicado para uma amostra de 129 alunos do curso. Os resultados revelam que a maioria dos acadêmicos possuem apenas conhecimentos básicos sobre finanças, não realiza planejamentos financeiros regulares e apresenta pouca familiaridade com investimentos e muitos estudantes ainda não incorporaram esses conceitos em suas práticas cotidianas. Em contrapartida, foi identificada uma forte motivação entre os respondentes em melhorar seu relacionamento com o dinheiro, principalmente com o intuito de alcançar estabilidade, segurança e autonomia financeira no futuro.
Abstract: The study aims to analyze the level of knowledge and financial behavior of students in the Administration course at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), with an emphasis on financial education practices, the habit of saving and investing, and the investment methods adopted. The justification is based on the growing indebtedness of the Brazilian population, the lack of education on personal finances, and the relevance of the topic for the training of more economically aware professionals. Methodologically, exploratory and descriptive research was conducted, with quantitative analysis, through a questionnaire applied to a sample of 126 students in the course. The results reveal that most students have only basic knowledge of finances, do not carry out regular financial planning and are not very familiar with investments, and many students have not yet incorporated these concepts into their daily practices. On the other hand, strong motivation was identified among the respondents to improve their relationship with money, mainly with the aim of achieving stability, security and financial autonomy in the future.
Palavras-chave: Educação financeira;
Investimentos;
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9108
Data do documento: 10-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOHANA_TCC_ RAG.pdf762,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LOHANNA RASCUNHO.jpg242,2 kBJPEGVisualizar/Abrir
ANEXO IV RESOLUÇÃO LOHANA.docx175,06 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador