PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TREINAMENTO RESISTIDO ASSOCIADO AO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES
Autor(es): Santos , Pedro Henrique Ferreira dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee3: Frausino, Neusa Maria Silva
Resumo: Resumo: Diante da crescente prevalência da depressão, especialmente entre adolescentes e da necessidade de se ampliar os recursos terapêuticos, busca-se mostrar de que forma o treinamento resistido pode auxiliar no tratamento da depressão em adolescentes. A relevância deste estudo está em apontar alternativas não medicamentosas que possam contribuir para a promoção da saúde mental de adolescentes, destacando o papel do profissional de Educação Física nesse processo. Objetivo: identificar como o exercício resistido pode auxiliar no tratamento da depressão em adolescentes. Metodologia: Utiliza-se a Linha de Pesquisa “Ciências do Esporte e da Saúde”, estudando as diferentes reações que o exercício influência nas dimensões humanas. Pesquisa bibliográfica, onde coleta-se dados pelo levantamento por revisões literárias, de natureza qualitativa. Resultados: A prática regular estimula a produção de hormônios como serotonina, dopamina, melatonina e GH, além de impactar positivamente aspectos emocionais. Observa-se melhora na autoestima, qualidade do sono, autoconfiança e redução do estresse, favorecendo o bem-estar geral dos adolescentes com sintomas depressivos. Considerações finais: O TR é sim uma opção válida para auxiliar no tratamento do quadro depressivo, pois através do TR pode-se ter uma melhor produção de hormônios, sem levar em consideração também a parte afetiva, melhorando a autoestima que na fase da adolescência é muito importante. Afirma-se que essa perspectiva é de muita relevância na diminuição do quadro de sintomas depressivos.
Abstract: Given the increasing prevalence of depression, especially among adolescents and the need to expand therapeutic resources, we seek to show how resistance training can help in the treatment of depression in adolescents. The relevance of this study is to point out non-drug alternatives that can contribute to the promotion of mental health of adolescents, highlighting the role of the Physical Education professional in this process. Objective: identify how resistance exercise can help in the treatment of depression in adolescents. Methodology: The Research Line “Sport and Health Sciences” is used, studying the different reactions that exercise influences on human dimensions. Bibliographical research, where data are collected by surveying literary reviews, of a qualitative nature. Results: Through RT, it is possible to optimize the production of hormones such as serotonin, dopamine, melatonin and GH, without also disregarding the emotional aspects, which directly combats the symptoms of depressive disorder. RT can also have a very positive impact on its practitioners, with improved self-esteem, sleep quality, self-confidence, as well as promoting relaxation and stress relief, thus bringing a positive impact on patients with depressive disorder. Finalconsiderations: The RT is a valid option to assist in the treatment of depressive symptoms, because through RT can have a better production of hormones, without also taking into account the affective part, improving self-esteem that in adolescence is very important. It is affirmed that this perspective is of great relevance in the reduction of depressive symptoms.
Palavras-chave: Transtorno Depressivo
Adolescentes
Treinamento Resistido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9074
Data do documento: 12-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PedroHenrique_Artigofinal.pdf669,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador