Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9029
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel das plataformas digitais na expansão de pequenos negócios: sob a ótica dos alunos do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. |
Autor(es): | Silva, Daniely dos Santos e |
Primeiro Orientador: | Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Celso Orlando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Irene |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás sobre o papel das plataformas digitais na expansão de pequenos negócios. A pesquisa se torna relevante ao abordar as plataformas online que tem se destacado como ferramentas estratégicas no cenário empreendedor. A metodologia utilizada no trabalho apresenta natureza quantitativa com aplicação de questionário de pesquisa com a população de 350 alunos do curso de Administração, obtendo uma amostra de 154 alunos. E revisão bibliográfica com base em autores que abordam temas relacionados ao ambiente digital, marketing e empreendedorismo. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem o potencial das plataformas digitais para ampliar o alcance dos negócios, reduzir custos e facilitar a fidelização de clientes. Contudo, também apontam desafios como a dificuldade em gerar confiança no ambiente online e a carência de conhecimento técnico. A pesquisa revela ainda que estratégias como marketing digital, criação de conteúdo relevante e automação são vistas como fundamentais para o sucesso no meio digital. Por fim, os estudantes demonstram estar cientes da importância da adaptação dos negócios às transformações do mercado digital. |
Abstract: | This article aims to analyze the perception of Administration students at the Pontifical Catholic University of Goiás regarding the role of digital platforms in the expansion of small businesses. The research becomes relevant when addressing online platforms that have stood out as strategic tools in the entrepreneurial scenario. The methodology used in the work is quantitative in nature, with the application of a survey questionnaire to the population of 350 students of the Administration course, obtaining a sample of 154 students. And a bibliographic review based on authors who address topics related to the digital environment, marketing and entrepreneurship. The results indicate that students recognize the potential of digital platforms to expand the reach of businesses, reduce costs and facilitate customer loyalty. However, they also point out challenges such as the difficulty in generating trust in the online environment and the lack of technical knowledge. The research also reveals that strategies such as digital marketing, creation of relevant content and automation are seen as fundamental for success in the digital environment. Finally, students demonstrate that they are aware of the importance of adapting businesses to the transformations of the digital market. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo digital plataformas digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9029 |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELLY RASCUNHO.jpg | 275,43 kB | JPEG | Visualizar/Abrir | |
VERSÃO FINAL TCC 2025 - DANIELLY CRISTINE LOPES NUNES.pdf | 716,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
autorização publicar danielly.pdf | 446,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador