Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9028
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE “STICKERZ”: UM APLICATIVO PARA TROCA DE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO |
Autor(es): | Silva , Hayann Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Lucília Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Max Gontijo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Abadia, Fernando Gonçalves |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do aplicativo móvel "Stickerz", uma solução tecnológica para facilitar a troca de figurinhas da Copa do Mundo entre colecionadores. O projeto utiliza tecnologias modernas como Kotlin para desenvolvimento Android e Spring Boot para o backend, implementando arquitetura REST. O aplicativo incorpora funcionalidades de geolocalização para conectar colecionadores próximos geograficamente que possuem figurinhas compatíveis para troca, sistema de autenticação seguro baseado em JWT e um gerenciamento completo de coleções organizadas por times e países. A metodologia adotada seguiu uma abordagem exploratória e experimental, com desenvolvimento incremental baseado em práticas ágeis, estruturada em sete etapas sequenciais desde análise do problema até validação das funcionalidades. O sistema implementa a arquitetura MVVM para o frontend mobile e MVC com camada de serviços para o backend, garantindo separação adequada de responsabilidades e facilidade de manutenção. O aplicativo oferece interfaces intuitivas para login, cadastro, gerenciamento de coleção, visualização de matches, busca de colecionadores e perfil do usuário. Os resultados demonstram uma solução funcional que otimiza o processo de completar álbuns de figurinhas, reduzindo custos através de trocas inteligentes baseadas em proximidade geográfica e compatibilidade de coleções criando e conectando uma comunidade de colecionadores. |
Abstract: | This work presents the development of the "Stickerz" mobile application, a technological solution to facilitate World Cup sticker trading among collectors. The project utilizes modern technologies such as Kotlin for Android development and Spring Boot for the backend, implementing REST architecture. The application incorporates geolocation functionalities to connect geographically nearby collectors who have compatible stickers for trading, secure JWT-based authentication system, and complete collection management organized by teams and countries. The adopted methodology followed an exploratory and experimental approach, with incremental development based on agile practices, structured in seven sequential stages from problem analysis to functionality validation. The system implements MVVM architecture for the mobile frontend and MVC with service layer for the backend, ensuring proper separation of concerns and ease of maintenance. The application offers intuitive interfaces for login, registration, collection management, match visualization, collector search, and user profile. The results demonstrate a functional solution that optimizes the process of completing sticker albums, reducing costs through intelligent trades based on geographic proximity and collection compatibility, creating and connecting a community of collectors. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento móvel Kotlin Java Spring Android Colecionador |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9028 |
Data do documento: | 13-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC2_Hayann_Goncalves_Silva.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador