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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9027
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | POWER UP: UMA PROPOSTA DIGITAL DE APRENDIZADO ATIVO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO |
Autor(es): | Morais , Michelle de Paula |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Lucília Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Martins, Weber |
metadata.dc.contributor.referee1: | Schlag, Fabricio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Rafael Leal |
Resumo: | Este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma educacional gamificada, inspirada em mecânicas de RPG (Role-Playing Game), com o objetivo de aumentar o engajamento em cursos de Engenharia de Computação. A plataforma integra elementos como contagem de login (streak), feedback imediato, roadmap de aprendizagem, perfis personalizados, conquistas e comunidades colaborativas, visando tornar o processo educacional mais transparente e motivador. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, análise de plataformas existentes e desenvolvimento de um protótipo de telas utilizando React. Os resultados demonstram a viabilidade da gamificação como estratégia para melhorar a experiência discente, destacando-se a organização do fluxo de aprendizagem e a personalização da jornada acadêmica. O trabalho conclui que a gamificação, quando bem planejada, pode abordar tanto aspectos cognitivos quanto emocionais do aprendizado, sugerindo a implementação de funcionalidades avançadas, como assistentes de IA, em futuras etapas do projeto. |
Abstract: | This study proposes the development of a prototype for a gamified educational platform, inspired by RPG (Role-Playing Game) mechanics, with the goal of increasing engagement in Computer Engineering courses. The platform integrates elements such as login streaks, immediate feedback, learning roadmaps, personalized profiles, achievements, and collaborative communities, aiming to make the educational process more transparent and motivating. The adopted methodology included bibliographic research, analysis of existing platforms, and the development of a screen prototype using React. The results demonstrate the feasibility of gamification as a strategy to improve the student experience, particularly in organizing learning flows and personalizing the academic journey. The study concludes that well-designed gamification can address both cognitive and emotional aspects of learning, suggesting the implementation of advanced features, such as AI assistants, in future project stages. |
Palavras-chave: | RPG AVA Gamificação Metodologias Ativas Programação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9027 |
Data do documento: | 9-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Computação |
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