PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais , Michelle de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T21:20:35Z-
dc.date.available2025-06-18T21:20:35Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9027-
dc.description.abstractThis study proposes the development of a prototype for a gamified educational platform, inspired by RPG (Role-Playing Game) mechanics, with the goal of increasing engagement in Computer Engineering courses. The platform integrates elements such as login streaks, immediate feedback, learning roadmaps, personalized profiles, achievements, and collaborative communities, aiming to make the educational process more transparent and motivating. The adopted methodology included bibliographic research, analysis of existing platforms, and the development of a screen prototype using React. The results demonstrate the feasibility of gamification as a strategy to improve the student experience, particularly in organizing learning flows and personalizing the academic journey. The study concludes that well-designed gamification can address both cognitive and emotional aspects of learning, suggesting the implementation of advanced features, such as AI assistants, in future project stages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.titlePOWER UP: UMA PROPOSTA DIGITAL DE APRENDIZADO ATIVO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Lucília Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661112253971159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Weberpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3123848470517021pt_BR
dc.contributor.referee1Schlag, Fabriciopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8538827338295434pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Rafael Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792426862133439pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma educacional gamificada, inspirada em mecânicas de RPG (Role-Playing Game), com o objetivo de aumentar o engajamento em cursos de Engenharia de Computação. A plataforma integra elementos como contagem de login (streak), feedback imediato, roadmap de aprendizagem, perfis personalizados, conquistas e comunidades colaborativas, visando tornar o processo educacional mais transparente e motivador. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, análise de plataformas existentes e desenvolvimento de um protótipo de telas utilizando React. Os resultados demonstram a viabilidade da gamificação como estratégia para melhorar a experiência discente, destacando-se a organização do fluxo de aprendizagem e a personalização da jornada acadêmica. O trabalho conclui que a gamificação, quando bem planejada, pode abordar tanto aspectos cognitivos quanto emocionais do aprendizado, sugerindo a implementação de funcionalidades avançadas, como assistentes de IA, em futuras etapas do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3743402333101932pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Michelle Morais.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador