PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ensino do Basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental: Um Estudo Bibliográfico
Autor(es): Silva , Márcio Barbosa
Primeiro Orientador: Frausino, Neusa Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo de Sousa e
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Marcos Paulo da Silva
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o ensino do basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental, compreendendo as metodologias utilizadas pelos professores e os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de caráter bibliográfico, buscará revisar a literatura acadêmica relacionada ao tema, discutindo a influência do ensino do basquetebol no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. A partir da revisão teórica, pretende-se contribuir para a compreensão e aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à modalidade esportiva. Os resultados apresentam que o basquete deve ser ensinado nas aulas de Educação Física através de diferentes possibilidades pedagógicas, pois o ensino da modalidade permite um desenvolvimento integral dos alunos, entretanto, os professores encontram desafios para a aplicação do esporte nas aulas devido a falta de espaço, materiais, conhecimento específico e engajamento dos alunos.
Abstract: This research project aims to analyze the teaching of basketball in the second phase of elementary school, understanding the methodologies used by teachers and the challenges faced in the teaching-learning process. The research, of a bibliographic nature, will seek to review the academic literature related to the topic, discussing the influence of teaching basketball on the motor, cognitive and social development of students. Based on the theoretical review, we intend to contribute to the understanding and improvement of pedagogical practices related to the sport. The results show that basketball should be taught in Physical Education classes, as teaching the sport promotes the overall development of students. However, teachers face challenges in implementing the sport in class due to a lack of space, equipment, specific knowledge, and student engagement.
Palavras-chave: Educação Física,
Ensino Fundamental
Basquetebol
Metodologia
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000
Data do documento: 12-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf680,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador