Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Ensino do Basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental: Um Estudo Bibliográfico |
Autor(es): | Silva , Márcio Barbosa |
Primeiro Orientador: | Frausino, Neusa Maria Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcelo de Sousa e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Marcos Paulo da Silva |
Resumo: | Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o ensino do basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental, compreendendo as metodologias utilizadas pelos professores e os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de caráter bibliográfico, buscará revisar a literatura acadêmica relacionada ao tema, discutindo a influência do ensino do basquetebol no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. A partir da revisão teórica, pretende-se contribuir para a compreensão e aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à modalidade esportiva. Os resultados apresentam que o basquete deve ser ensinado nas aulas de Educação Física através de diferentes possibilidades pedagógicas, pois o ensino da modalidade permite um desenvolvimento integral dos alunos, entretanto, os professores encontram desafios para a aplicação do esporte nas aulas devido a falta de espaço, materiais, conhecimento específico e engajamento dos alunos. |
Abstract: | This research project aims to analyze the teaching of basketball in the second phase of elementary school, understanding the methodologies used by teachers and the challenges faced in the teaching-learning process. The research, of a bibliographic nature, will seek to review the academic literature related to the topic, discussing the influence of teaching basketball on the motor, cognitive and social development of students. Based on the theoretical review, we intend to contribute to the understanding and improvement of pedagogical practices related to the sport. The results show that basketball should be taught in Physical Education classes, as teaching the sport promotes the overall development of students. However, teachers face challenges in implementing the sport in class due to a lack of space, equipment, specific knowledge, and student engagement. |
Palavras-chave: | Educação Física, Ensino Fundamental Basquetebol Metodologia Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000 |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC FINALIZADO.pdf | 680,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador