PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva , Márcio Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T14:38:40Z-
dc.date.available2025-06-18T14:38:40Z-
dc.date.issued2025-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9000-
dc.description.abstractThis research project aims to analyze the teaching of basketball in the second phase of elementary school, understanding the methodologies used by teachers and the challenges faced in the teaching-learning process. The research, of a bibliographic nature, will seek to review the academic literature related to the topic, discussing the influence of teaching basketball on the motor, cognitive and social development of students. Based on the theoretical review, we intend to contribute to the understanding and improvement of pedagogical practices related to the sport. The results show that basketball should be taught in Physical Education classes, as teaching the sport promotes the overall development of students. However, teachers face challenges in implementing the sport in class due to a lack of space, equipment, specific knowledge, and student engagement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Física,pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO Ensino do Basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental: Um Estudo Bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo de Sousa ept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Marcos Paulo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846388856522885pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o ensino do basquetebol na segunda fase do Ensino Fundamental, compreendendo as metodologias utilizadas pelos professores e os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de caráter bibliográfico, buscará revisar a literatura acadêmica relacionada ao tema, discutindo a influência do ensino do basquetebol no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. A partir da revisão teórica, pretende-se contribuir para a compreensão e aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à modalidade esportiva. Os resultados apresentam que o basquete deve ser ensinado nas aulas de Educação Física através de diferentes possibilidades pedagógicas, pois o ensino da modalidade permite um desenvolvimento integral dos alunos, entretanto, os professores encontram desafios para a aplicação do esporte nas aulas devido a falta de espaço, materiais, conhecimento específico e engajamento dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf680,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador