PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8992
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VARIANTES GENÉTICAS NA DISTROFIA MUSCULAR DAS CINTURAS
Autor(es): Rocha, Igor Sleiman Mohanna
Primeiro Orientador: Gigonzac, Marc Alexandre Duarte
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silvério, Américo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Milki, Marcos Vinícius
Resumo: As Distrofias Musculares de Cinturas (LGMDs) constituem um grupo heterogêneo de miopatias genéticas hereditárias, caracterizadas por fraqueza muscular progressiva predominantemente em membros proximais. Este artigo apresenta o relato clínico de uma paciente de 62 anos com histórico familiar positivo, consanguinidade parental e evolução compatível com uma forma recessiva de LGMD, com início dos sintomas aos 35 anos e progressão para perda de deambulação. A investigação genética identificou duas variantes de significado incerto (VUS) nos genes DYSF e NEB, sendo a primeira compatível com Miopatia de Miyoshi (LGMD2B), reforçada pela análise fenotípica e dados da literatura. A paciente apresenta quadro clínico típico de disferlinopatia, além de manifestações respiratórias e disfagia discreta. Estudos recentes destacam a importância da caracterização funcional e molecular para o diagnóstico preciso e o manejo adequado dos pacientes. Avanços em técnicas genéticas têm permitido identificar mutações específicas, como as no gene DYSF e no gene nebulina, associadas a subtipos distintos da doença, como a disferlinopatia e a miopatia nemalínica. Além disso, a literatura evidencia o desafio contínuo no desenvolvimento de terapias eficazes, reforçando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que inclui reabilitação funcional e monitoramento clínico constante. Parcerias entre centros de pesquisa têm impulsionado o progresso na compreensão e tratamento dessas doenças raras, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Palavras-chave: DMC
distrofia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA HUMANA E MEDICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8992
Data do documento: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC igor sleiman final.pdf640,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador