Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8987
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Nível de atividade física e qualidade de vida de professores de educação física universitários |
Autor(es): | Valadão , Andrea de Lourdes Barbara |
Primeiro Orientador: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee1: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Frausino, Neusa Maria Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Veiga, Thales Gilson Nasser da |
Resumo: | A docência no ensino superior exige uma elevada carga de trabalho, responsabilidades institucionais, pedagógicas e administrativas, o que pode gerar estresse, comprometendo a saúde física e mental dos docentes. Objetivo: Identificar o nível de atividade física e a qualidade de vida de professores de educação física universitários e verificar a existência de diferença na qualidade de vida entre professores que atendem ou não as diretrizes mínimas de atividade física. Método: Pesquisa de campo, descritiva, com recorte transversal, da qual participaram 12 docentes. O nível de atividade física foi avaliado por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). A avaliação da qualidade de vida foi realizada por meio do instrumento WHOQOL-Bref. Resultados: Um total de 67% da amostra atende às recomendações mínimas de atividade física, apresentando maior escore de satisfação com a saúde (p = 0,005). Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significativas nos domínios do WHOQOL-Bref, os participantes fisicamente ativos apresentaram escores superiores nos domínios físico e psicológico. Conclusão: Não houve diferença significativa entre os diferentes domínios do WHOQOL-Bref, no entanto, observou-se que a prática regular de atividade física está associada a uma melhor satisfação com a saúde. |
Abstract: | Teaching in higher education requires a high workload, institutional, pedagogical and administrative responsibilities, which can generate stress, compromising the physical and mental health of teachers. Objective: To identify the level of physical activity and quality of life of university physical education teachers and to verify the existence of differences in quality of life between teachers who meet or do not meet the minimum guidelines for physical activity. Method: Field, descriptive, cross-sectional research, in which 12 teachers participated. The level of physical activity was assessed using the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Quality of life was assessed using the WHOQOL-Bref instrument. Results: A total of 67% of the sample met the minimum recommendations for physical activity, presenting a higher score of satisfaction with health (p=0.005). Although no statistically significant differences were observed in the WHOQOL-Bref domains, physically active participants presented higher scores in the physical and psychological domains. Conclusion: There was no significant difference between the different domains of the WHOQOL-Bref; however, it was observed that regular physical activity is associated with better satisfaction with health. |
Palavras-chave: | Atividade física Professores universitários Qualidade de vida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8987 |
Data do documento: | 11-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II-Lic_Andrea Valadão.pdf | 503,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador