PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8952
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NEGATIVA DE FERRAMENTAS DE APOIO
Autor(es): Guimarães, Ana Beatriz de Souza
Primeiro Orientador: Takeda, Tatiana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Takeda, Tatiana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Voltani, Cláudia Inez Borges Mussi
Resumo: O trabalho visou proceder ao estudo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, especificamente acerca da inclusão escolar, via das ferramentas que podem ser utilizadas na busca pela Educação Inclusiva efetiva e que, comumente, são negadas a esse público.A capacitação docente, a adaptação de currículo e o profissional de apoio escolar são as ferramentas de promoção inclusiva e verificou-se que ainda são necessárias políticas públicas que incentivem e efetivem tais formas de construir um ambiente adequado aos alunos que possuem necessidades específicas. O método indutivo, em razão da observação de casos concretos para produção das constatações apresentadas, foi responsável pela construção de ideias, bem como a pesquisa bibliográfica, especialmente focada em normas, julgados e estatísticas, foram fundamentais na compreensão do objeto eleito.
Abstract: The study aimed to study the Rights of Persons with Disabilities, specifically regarding school inclusion, through the tools that can be used in the search for effective Inclusive Education and that are commonly denied to this group. Teacher training, curriculum adaptation and school support professionals are the tools for promoting inclusion and it was found that public policies are still needed to encourage and implement such ways of building an environment suitable for students with specific needs. The inductive method, due to the observation of specific cases to produce the findings presented, was responsible for the construction of ideas, as well as bibliographical research, especially focused on standards, judgments and statistics, which were fundamental in understanding the chosen object.
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência
Inclusão Escolar
Capacitação Docente
Profissional de Apoio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8952
Data do documento: 21-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Jurídica - Ana Beatriz Guimarães.pdf376,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador