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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8952
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NEGATIVA DE FERRAMENTAS DE APOIO |
Autor(es): | Guimarães, Ana Beatriz de Souza |
Primeiro Orientador: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Takeda, Tatiana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voltani, Cláudia Inez Borges Mussi |
Resumo: | O trabalho visou proceder ao estudo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, especificamente acerca da inclusão escolar, via das ferramentas que podem ser utilizadas na busca pela Educação Inclusiva efetiva e que, comumente, são negadas a esse público.A capacitação docente, a adaptação de currículo e o profissional de apoio escolar são as ferramentas de promoção inclusiva e verificou-se que ainda são necessárias políticas públicas que incentivem e efetivem tais formas de construir um ambiente adequado aos alunos que possuem necessidades específicas. O método indutivo, em razão da observação de casos concretos para produção das constatações apresentadas, foi responsável pela construção de ideias, bem como a pesquisa bibliográfica, especialmente focada em normas, julgados e estatísticas, foram fundamentais na compreensão do objeto eleito. |
Abstract: | The study aimed to study the Rights of Persons with Disabilities, specifically regarding school inclusion, through the tools that can be used in the search for effective Inclusive Education and that are commonly denied to this group. Teacher training, curriculum adaptation and school support professionals are the tools for promoting inclusion and it was found that public policies are still needed to encourage and implement such ways of building an environment suitable for students with specific needs. The inductive method, due to the observation of specific cases to produce the findings presented, was responsible for the construction of ideas, as well as bibliographical research, especially focused on standards, judgments and statistics, which were fundamental in understanding the chosen object. |
Palavras-chave: | Pessoa com Deficiência Inclusão Escolar Capacitação Docente Profissional de Apoio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8952 |
Data do documento: | 21-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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