PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Benefícios do ortostatismo para pessoas com paralisia cerebral: revisão integrativa
Autor(es): Souza, Thalita Dias de
Primeiro Orientador: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Larissa Mariana Veloso de
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
Resumo: Introdução: A paralisia cerebral é uma das mais frequentes causas de incapacidade motora presente em crianças. Os fatores de risco podem ser divididos em pré-concepcionais; pré-natais; perinatais e pós-natais. O quadro clínico da paralisia cerebral é caracterizado principalmente por distúrbios do movimento e da postura, repercutindo em deficiência das funções motoras.. Objetivo: Analisar oos benefícios da posição ortostática em pessoas com paralisia cerebral classificados entre os níveis II, III, IV e V do GMFCS. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, na United States National Library of Medicine (PubMED), a partir dos descritores: “paralisia cerebral”, “posicionamento do paciente”, “posição ortostática”, “tecnologia assistiva” e “vigilância em quadril”. Resultados: No início da busca, foram identificados 443 artigos, procedeu-se à leitura do título, dos descritores e resumo. Foram selecionados 6 dentre eles para a realização dessa revisão. Discussão: No programa de postura em pé para pessoas com paralisia cerebral foi possível identificar múltiplas melhoras como melhor interação social no ambiente escolar e familiar; apresenta melhora de controle de cabeça e deglutição, evacuação livre e diminuição da dor ao evacuar, melhora nas fases da marcha, benefícios na assimetria de quadril evitando assim subluxações e luxações por completo e apresenta um maior consumo de oxigênio. Conclusão: Os efeitos da posição ortostática para pessoas com paralisia cerebral, vem nos mostrar que posturar mais altas gera vários benefícios e por isso é relevante que fisioterapeutas tenhas conhecimento para que durante a realização do seu protocolo possa melhor orientar pacientes quanto à importância da posição ortostática tanto no ambiente escolar e familiar.
Abstract: Introduction: Cerebral palsy is one of the most common causes of motor disability in children. Risk factors can be divided into preconception; prenatal; perinatal and postnatal. The clinical picture of cerebral palsy is characterized mainly by movement and posture disorders, resulting in motor function impairment. Objective: To analyze the effects of the orthostatic position in people with cerebral palsy classified as levels II, III, IV and V of the GMFCS. Methods: This is an integrative review. The search was carried out in the Virtual Health Library (BVS), Scielo, and in the United States National Library of Medicine (PubMED), using the descriptors: “cerebral palsy”, “patient positioning”, “orthostatic position”, “assistive technology” and “hip monitoring”. Results: At the beginning of the search, 443 articles were identified, and the title, descriptors and abstract were read. Six of them were selected for this review. Discussion: In the standing posture program for people with cerebral palsy, it was possible to identify multiple improvements such as better social interaction in the school and family environment; improved head control and swallowing, free evacuation and decreased pain when evacuating, improvement in the phases of gait, benefits in hip asymmetry, thus avoiding subluxations and dislocations completely and presents a greater oxygen consumption. Conclusion: The effects of the orthostatic position for people with cerebral palsy show us that higher postures generate several benefits and therefore it is important that physiotherapists have knowledge so that during the implementation of their protocol they can better guide patients regarding the importance of the orthostatic position both in the school and family environment.
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Posicionamento do paciente
Posição ortostática
Tecnologia assistiva
Vigilância em quadril
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8833
Data do documento: 13-Dez-2024
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