PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8797
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Otimização em roteamento de veículos para a exportação de soja no Brasil: modelagem e aplicação prática
Autor(es): Alves, Felipe Camilo
Primeiro Orientador: Dantas, Maria José Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Centeno, Carmen Cecilia
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de otimização multiobjetivo para o Problema de Transporte com Múltiplos Veículos (PTMV), com foco na logística de exportação de soja no Brasil. A soja, sendo uma das principais commodities do país, desempenha um papel estratégico na economia nacional, exigindo soluções logísticas eficientes que conciliem custos reduzidos e menores emissões de CO₂. Utilizando dados reais de rotas e nós logísticos, o modelo foi implementado com base na programação linear inteira mista (PLIM) e na técnica ε- constraint, permitindo uma abordagem biobjetivo para minimizar custos e emissões de gases de efeito estufa. Três cenários distintos foram analisados, cada um representando diferentes configurações logísticas e explorando os trade-offs entre eficiência econômica e sustentabilidade ambiental. A partir das Fronteiras de Pareto construídas para cada cenário, foram identificadas as soluções mais relevantes: aquelas com menor custo, menor emissão de CO₂ e equilíbrio entre os dois critérios. Os resultados demonstraram a robustez do modelo, capaz de atender às restrições de oferta, demanda e capacidade, bem como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários logísticos. Além disso, a análise destacou a importância de integrar transbordos estratégicos em rotas otimizadas para reduzir emissões, mesmo que isso implique em custos adicionais. As soluções geradas pelo modelo refletem uma contribuição prática significativa para o planejamento logístico da cadeia produtiva de soja, oferecendo alternativas viáveis e sustentáveis para o transporte rodoviário no Brasil. Apesar das limitações relacionadas à disponibilidade de dados reais, o modelo provou ser uma ferramenta eficaz para apoiar decisões estratégicas no setor agrícola. O modelo desenvolvido oferece soluções otimizadas para problemas logísticos complexos, contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais associados ao transporte de soja e promovendo um equilíbrio estratégico entre competitividade econômica e sustentabilidade.
Abstract: This study presents the development and application of a multi-objective optimization model for the Multi-Vehicle Transportation Problem (MVTP), focusing on the logistics of soybean exportation in Brazil. Soybean, as one of the country's main commodities, plays a strategic role in the national economy, requiring efficient logistics solutions that balance reduced costs and lower CO₂ emissions. Using real data on routes and logistics nodes, the model was implemented based on mixed-integer linear programming (MILP) and the ε-constraint technique, enabling a bi-objective approach to minimize costs and greenhouse gas emissions. Three distinct scenarios were analyzed, each representing different logistical configurations and exploring the tradeoffs between economic efficiency and environmental sustainability. From the Pareto Fronts constructed for each scenario, the most relevant solutions were identified: those with the lowest cost, the lowest CO₂ emissions, and the best balance between the two criteria. The results demonstrated the model's robustness in meeting constraints on supply, demand, and capacity, as well as its flexibility to adapt to different logistical scenarios. Additionally, the analysis highlighted the importance of integrating strategic transshipment points into optimized routes to reduce emissions, even at the expense of increased costs. The solutions generated by the model provide a significant practical contribution to the logistical planning of the soybean supply chain, offering viable and sustainable alternatives for road transport in Brazil. Despite limitations related to the availability of real data, the model proved to be an effective tool to support strategic decision-making in the agricultural sector. The developed model provides optimized solutions for complex logistical problems, directly contributing to the reduction of environmental impacts associated with soybean transport while promoting a strategic balance between economic competitiveness and sustainability.
Palavras-chave: Otimização de transporte
Problema de transporte com múltiplos veículos
Programação linear inteira mista
Fronteira de pareto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8797
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2-FELIPE CAMILO ALVES MJPD Versao Envio RAG 20242.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador