Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/878
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A comunicação da criança com transtorno do espectro autista nivel 1 |
Título(s) alternativo(s): | Child communication with level 1 autistic spectrum disorder |
Autor(es): | Paz, Michelle Cristina Silva |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Sandra de Freitas Paniago |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dantas, Lucy Jane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Marcos Henrique |
Resumo: | Objetivos: fazer uma reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista nível 1 e a comunicação das crianças com essa condição. Método: Trata-se de uma Revisão da Literatura. Um levantamento da produção científica foi realizado dispondo das seguintes bases de dados científicas: Medical Literature Analysis and Retrieval System On-Line - MEDLINE e SciELO - cientific Electronic Library Online. Datados de 2006 a 2020 e em português. Resultados: Foram selecionados oito artigos para a realização deste trabalho e de acordo com os autores a maioria dos casos são do sexo masculino. A criança com TEA nível 1 tem preferência por brincar sozinha justamente por não conseguir manter uma brincadeira e muitas vezes uma conversação por muito tempo. Além disso é essencial que a criança com TEA nível 1 seja incluída em uma escola de ensino regular, a intervenção de um profissional fonoaudiólogo é imprescindível. Conclusão: Ficou evidente que a maioria das crianças com TEA nível 1 apresentam comprometimento na socialização, interação e na linguagem pragmática. Elas têm o direito de frequentar uma escola de ensino regular com professores preparados para alfabetizá-las. |
Abstract: | Objectives: to enable reflection on TEA level 1 and aims to contribute to the health of these children, as well as their families and people involved, in order to facilitate an improvement in the quality of life. Method: This is a Literature Review. A survey of scientific production was carried out using the following scientific databases: On-Line Medical Literature Analysis and Recovery System - MEDLINE and SciELO - Scientific Electronic Library Online. Dated from 2006 to 2020. Results: Eight articles were selected to carry out this work and, according to the authors, most cases are male. The child with ASD level 1 has a preference for playing alone precisely because he is unable to maintain a game and often a conversation for a long time. In addition, it is essential that the child with ASD level 1 be included in a regular school. The diagnosis is unique and the intervention of a professional speech therapist is essential. Conclusion: Most children with ASD level 1 do not have language impairments, which makes evident the commitment to socializing and interacting with other children, they have the right to attend a regular school with teachers prepared to teach them to read and write. |
Palavras-chave: | TEA nível 1 Síndrome de asperger Intervenção fonoaudiológica Linguagem TEA level 1 Asperger's syndrome Speech therapy intervention Language |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/878 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A comunicação da criança com transtorno do espectro autista nivel 1.pdf | 249,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador