PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consciência fonológica e a alfabetização de jovens e adultos: reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e escrita
Título(s) alternativo(s): Phonological awareness and the literacy of young people and adults: reflections on the process of acquisition of reading and writing
Autor(es): Reis, Anna Paula da Silva
Primeiro Orientador: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Rogério Goulart
Resumo: No Brasil, em 2019, a taxa de analfabetismo chegou a 11 milhões de pessoas, a partir de 15 anos, que não sabem ler e escrever. A alfabetização é um processo complexo e de amplo aprendizado que envolvem mecanismos cognitivos e linguísticos. Diversos estudiosos têm se dedicado a compreender melhor como acontece a aquisição da leitura e escrita no indivíduo, neste contexto, a consciência fonológica tem se destacado como uma preditora eficiente para esse processo, porém a maioria das produções científicas contemplam como público-alvo crianças em fase de alfabetização, sendo escasso a pesquisa com adultos. Objetivos: Esta pesquisa visa entender como a consciência fonológica acontece em alfabetizandos jovens e adultos e compreender como este desenvolvimento influencia no processo de aquisição da leitura e escrita. Método: A construção desta pesquisa ocorreu por meio de revisão narrativa da literatura e é de cunho qualitativo. Resultados: Neste levantamento constatou-se que a consciência fonológica influencia no processo de alfabetização de jovens e adultos e estes apresentam padrão de aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita semelhantes aos de crianças na mesma faixa escolar
Abstract: In Brazil, in 2019, the illiteracy rate reached 11 million people, from 15 years old, who do not know how to read and write. Literacy is a complex and widely learned process that involves cognitive and linguistic mechanisms. Several scholars have dedicated themselves to better understanding how the acquisition of reading and writing takes place in the individual. In this scenario, phonological awareness has stood out as an efficient predictor for this process, but most scientific productions include children in literacy phase as target audience, and research with adults is scarce. Objectives: This research aims to understand how phonological awareness happens in literacy of youth and adults and to understand how this development influencing the process of acquisition of reading and writing. Method: The construction of this research occurred through a narrative review of the previous literature and is of a qualitative nature. Results: In this survey, it was found that phonological awareness influences the literacy process of young people and adults and they have a pattern of acquisition and development of reading and writing skills similar to children in the same school range
Palavras-chave: Consciência fonológica
Jovens e adultos
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador