Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Consciência fonológica e a alfabetização de jovens e adultos: reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e escrita |
Título(s) alternativo(s): | Phonological awareness and the literacy of young people and adults: reflections on the process of acquisition of reading and writing |
Autor(es): | Reis, Anna Paula da Silva |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Sandra de Freitas Paniago |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Eliana Souza da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paes, Rogério Goulart |
Resumo: | No Brasil, em 2019, a taxa de analfabetismo chegou a 11 milhões de pessoas, a partir de 15 anos, que não sabem ler e escrever. A alfabetização é um processo complexo e de amplo aprendizado que envolvem mecanismos cognitivos e linguísticos. Diversos estudiosos têm se dedicado a compreender melhor como acontece a aquisição da leitura e escrita no indivíduo, neste contexto, a consciência fonológica tem se destacado como uma preditora eficiente para esse processo, porém a maioria das produções científicas contemplam como público-alvo crianças em fase de alfabetização, sendo escasso a pesquisa com adultos. Objetivos: Esta pesquisa visa entender como a consciência fonológica acontece em alfabetizandos jovens e adultos e compreender como este desenvolvimento influencia no processo de aquisição da leitura e escrita. Método: A construção desta pesquisa ocorreu por meio de revisão narrativa da literatura e é de cunho qualitativo. Resultados: Neste levantamento constatou-se que a consciência fonológica influencia no processo de alfabetização de jovens e adultos e estes apresentam padrão de aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita semelhantes aos de crianças na mesma faixa escolar |
Abstract: | In Brazil, in 2019, the illiteracy rate reached 11 million people, from 15 years old, who do not know how to read and write. Literacy is a complex and widely learned process that involves cognitive and linguistic mechanisms. Several scholars have dedicated themselves to better understanding how the acquisition of reading and writing takes place in the individual. In this scenario, phonological awareness has stood out as an efficient predictor for this process, but most scientific productions include children in literacy phase as target audience, and research with adults is scarce. Objectives: This research aims to understand how phonological awareness happens in literacy of youth and adults and to understand how this development influencing the process of acquisition of reading and writing. Method: The construction of this research occurred through a narrative review of the previous literature and is of a qualitative nature. Results: In this survey, it was found that phonological awareness influences the literacy process of young people and adults and they have a pattern of acquisition and development of reading and writing skills similar to children in the same school range |
Palavras-chave: | Consciência fonológica Jovens e adultos Alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Consciência fonológica e a alfabetização de jovens e adultos - reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e escrita.pdf | 338,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador