Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Anna Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T00:06:36Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T00:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/871 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, in 2019, the illiteracy rate reached 11 million people, from 15 years old, who do not know how to read and write. Literacy is a complex and widely learned process that involves cognitive and linguistic mechanisms. Several scholars have dedicated themselves to better understanding how the acquisition of reading and writing takes place in the individual. In this scenario, phonological awareness has stood out as an efficient predictor for this process, but most scientific productions include children in literacy phase as target audience, and research with adults is scarce. Objectives: This research aims to understand how phonological awareness happens in literacy of youth and adults and to understand how this development influencing the process of acquisition of reading and writing. Method: The construction of this research occurred through a narrative review of the previous literature and is of a qualitative nature. Results: In this survey, it was found that phonological awareness influences the literacy process of young people and adults and they have a pattern of acquisition and development of reading and writing skills similar to children in the same school range | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | - |
dc.title | Consciência fonológica e a alfabetização de jovens e adultos: reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Phonological awareness and the literacy of young people and adults: reflections on the process of acquisition of reading and writing | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Sandra de Freitas Paniago | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7724891897580919 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Eliana Souza da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6090340341501404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paes, Rogério Goulart | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238423821576910 | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, em 2019, a taxa de analfabetismo chegou a 11 milhões de pessoas, a partir de 15 anos, que não sabem ler e escrever. A alfabetização é um processo complexo e de amplo aprendizado que envolvem mecanismos cognitivos e linguísticos. Diversos estudiosos têm se dedicado a compreender melhor como acontece a aquisição da leitura e escrita no indivíduo, neste contexto, a consciência fonológica tem se destacado como uma preditora eficiente para esse processo, porém a maioria das produções científicas contemplam como público-alvo crianças em fase de alfabetização, sendo escasso a pesquisa com adultos. Objetivos: Esta pesquisa visa entender como a consciência fonológica acontece em alfabetizandos jovens e adultos e compreender como este desenvolvimento influencia no processo de aquisição da leitura e escrita. Método: A construção desta pesquisa ocorreu por meio de revisão narrativa da literatura e é de cunho qualitativo. Resultados: Neste levantamento constatou-se que a consciência fonológica influencia no processo de alfabetização de jovens e adultos e estes apresentam padrão de aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita semelhantes aos de crianças na mesma faixa escolar | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Ubiratã. O que é consciência fonológica. In.: Consciência dos sons da língua: Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Ed. 2ª. Editora: EDIPUCRS. 2012; BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. 2019; BRASIL. Ministério da Educação. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2020; BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2017. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>.Acesso em: 28 de setembro de 2020; CHRAIM, Amanda Machado. Relações Implicacionais entre Desenvolvimento da Consciência Fonológica e Instrução Alfabética na Educação de Adultos Inseridos em Entornos Sociais Grafocêntricos. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96371>. Acesso em 18 de setembro de 2020; CORREA, Jane; BRAGA, Rosane. Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e Escrita por Adultos. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v13n2/v13n2a05.pdf>. Acesso em 18 de setembro de 2020. CORRÊA, Marcela Fulanete; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. O Papel da Consciência Fonológica e da Nomeação Seriada Rápida na Alfabetização de Adultos. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/prc/v25n4/20.pdf>. Acesso em 15 de setembro de 2020; COSTA, Renata Gomes da. Consciência Fonológica em Adultos da EJA. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10283/1/Renata%20Gomes%20da%20Costa.pdf>. Acesso em: 13 de setembro de 2020; IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Educação 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em 04 de outubro de 2020; LAMPRECHT, Regina Ritter, et al. Consciência dos sons da língua: Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Ed. 2ª. Editora: EDIPUCRS. 2012; LOPES, Adna Pontes Neves; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. Consciência Fonológica em Adultos Não Alfabetizados. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v17n5/1982-0216-rcefac-17-05-01466.pdf>. Acesso em 15 de setembro; MARQUEZ, Nakita Ani Guckert. Consciência Fonológica e Aprendizagem da Leitura de Jovens e Adultos: Uma Pesquisa-Intervenção. Disponível em: <http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000070/00007072.pdf>. Acesso em 18 e setembro de 2020; MONTEIRO, Marcia Cristina Lauria de Moraes. Alfabetização: Uma Questão de Políticas Públicas – Um Estudo Sobre a Consciência Fonológica em Adultos da EJA. Disponível em: <https://docplayer.com.br/16396160-Alfabetizacao-uma-questao-de-politicas-publicas-um-estudo-sobre-a-consciencia-fonologica-em-adultos-da-eja.html>. Acesso em 18 de setembro de 2020; MOTA, Helena Bolli. Desempenho de Adultos Não-Letrados em Avaliação das Habilidades em Consciência Fonológica. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v14n2/146-10.pdf>. Acesso em 15 de setembro de 2020; QUEIROGA, Bianca; SILVA, Cláudia. Habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura e da escrita In.: Alfabetização em Foco. E-book. Brasília: Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2020. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F136814%2F1605280403sbfa-fono-educacional-2020-ebook.pdf?utm_campaign=entrega_-_ebook_alfabetizacao_em_foco__pesquisa_de_leads&utm_medium=email&utm_source=RD+Station>. Acesso em 21 de novembro de 2020; SILVA, Aline Patrícia da, et al. Consciência Fonológica e Alfabetização de Jovens e Adultos: revisão sistemática. Disponível em: <http://www.sbfa.org.br/portal/anais2019/eposter/eposter_11253.pdf.> Acesso em: 13 de setembro de 2020; ZORZI, Jaime. Alfabetização e a Fonoaudiologia Educacional, In.: Alfabetização em Foco. E-book. Brasília: Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2020. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F136814%2F1605280403sbfa-fono-educacional-2020-ebook.pdf?utm_campaign=entrega_-_ebook_alfabetizacao_em_foco__pesquisa_de_leads&utm_medium=email&utm_source=RD+Station>. Acesso em 21 de novembro de 2020. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3460130342044789 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Consciência fonológica e a alfabetização de jovens e adultos - reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e escrita.pdf | 338,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador