PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8676
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola montessoriana asas do saber
Título(s) alternativo(s): Montessori school wings of knowledge
Autor(es): Batista, Gabriela da Silva
Primeiro Orientador: Belo, Mirian de Paula Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Roberto Cintra
metadata.dc.contributor.referee2: Rabelo, Fernando Carlos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta o projeto de uma escola particular de período integral em Goiânia, fundamentada nos princípios e diretrizes do método montessoriano, com atendimento a crianças de 4 meses a 14 anosde idade. O projeto busca criar um espaço arquitetônico que reflita aessência montessoriana, promovendo autonomia, interação eaprendizado ativo. Inspirado na simbologia da borboleta e seu ciclo de transformação, a escola foi projetada para facilitar a exploração e o desenvolvimento integral dos alunos em cada fase de crescimento. A organização dos ambientes é planejada para proporcionar liberdade de movimento, incentivar a escolha de atividades e criar conexões entre os espaços. O trabalho enfatiza a criação de uma arquitetura funcional, acolhedora e alinhada às necessidades pedagógicas, que visa promover uma experiência educacional transformadora.
Abstract: This graduation conclusion project presents the arquitecture of a full-time private school in Goiânia, based on the principles and guidelines of the Montessori method, for children months to 14 years old. The architectural space reflects the Montessori essence, promoting autonomy, interaction and active learning. Inspired by the symbolism of the butterfly and its cycle of transformation, the school was designed to facilitate the exploration and integral development of students at each stage of growth. The environments organization is planned to provide freedom of movement, free choice of activities and create connections between spaces. The project emphasizes the creation of a functional, welcoming architecture aligned with educational needs, which aims to aid a transformative educational experience.
Palavras-chave: Arquitetura escolar
School architecture
Método montessoriano
Montessori method
Espaço de qualidade
Quality space
Educação e aprendizado ativo
Education and Active Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8676
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GABRIELA DA SILVA BATISTA - CADERNO FINAL.pdf71,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador