PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sintomas vocais em militares da base administrativa do comando de operações especiais de Goiânia
Autor(es): Paiva, Jacimara Cardoso de
Gonçalves, Luana Ingrid
Primeiro Orientador: Ribas, Tânia Maestrelli
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Silvia Maria
Resumo: Introdução: Nos militares do Exército, a exigência vocal é constante desde o ingresso na carreira e ao longo da rotina diária. A voz desempenha um papel importante na atuação profissional, pois transmite os atributos de segurança e autoridade necessários. Práticas vocais inadequadas, como gritar, falar em ambientes ruidosos ou usar a voz de forma prolongada pode causar danos às pregas vocais, resultando em disfonias. Objetivo: Realizar um levantamento dos sintomas vocais de militares da base administrativa do Comando de Operações Especiais de Goiânia. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva com um grupo de militares. Como critérios de inclusão foram adotados: indivíduos do gênero masculino, sem queixas auditivas autorreferidas. Como critérios de exclusão, participantes que estivessem em terapia fonoaudiológica no período da coleta de dados. Os participantes preencheram questionário de identificação e a escala de Sintomas Vocais (ESV). Resultados e discussão: participaram do estudo 30 militares do gênero masculino, com idade entre 18 e 21 anos. Os sintomas que predominaram foram os relacionados ao domínio físico, como nariz entupido (40%) e sensação de algo parado na garganta (20%); no domínio funcional, destacou-se a dificuldade em falar em locais ruidosos (46,7%) e o impacto emocional foi reduzido, com 6,7% relatando estresse vocal. A média total na ESV foi de 20,4 pontos, indicando sintomas vocais moderados. Conclusão: O grupo de militares pesquisados apresentou sintomatologia predominante nos domínios físico e funcional e menor impacto no emocional. A falta de conhecimento sobre cuidados vocais indica a necessidade de programas preventivos e de atuação fonoaudiológica desde os primeiros anos de carreira para minimizar os riscos de disfonias.
Abstract: Introduction: In the military, vocal demand is constant, from the beginning of the career to the daily routine. The voice plays a crucial role in professional performance, transmitting security and authority. However, inadequate vocal practices, such as shouting, speaking in noisy environments, or using the voice for extended periods, can harm the vocal cords, leading to dysphonia and other vocal issues. Objective: To conduct a survey of vocal symptoms in military personnel from the administrative base of the Special Operations Command in Goiânia. Method: This is a field study, quantitative and descriptive, conducted with a group of military personnel. Inclusion criteria were male individuals with no self-reported hearing complaints. Exclusion criteria were participants undergoing speech therapy during the data collection period. The participants filled out an identification questionnaire and the Vocal Symptoms Scale (VSS). Results and Discussion: Thirty male military personnel, aged between 18 and 21, participated in the study. The most common symptoms were related to the physical domain, such as nasal congestion (40%) and the sensation of something stuck in the throat (20%); in the functional domain, difficulty speaking in noisy places was highlighted (46.7%), and the emotional impact was low, with 6.7% reporting vocal stress. The overall average score on the VSS was 20.4 points, indicating moderate vocal symptoms. Conclusion: The group of military personnel showed predominant symptoms in the physical and functional domains, with a lower emotional impact. The lack of awareness regarding vocal care highlights the need for preventive programs and speech therapy interventions from the early years of service to minimize the risk of dysphonia.
Palavras-chave: Voz
Militares
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8653
Data do documento: 16-Dez-2024
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