PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8651
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de animais em sala de aula: instrumento para educação e sensibilização socioambiental
Autor(es): Cruz, Matheus Rodrigues da
Primeiro Orientador: Feitosa, Darlan Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, José Wellington Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Marta Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Porto, Luiz Augusto da Costa
Resumo: O uso de animais como ferramenta didática, especialmente nas disciplinas de Ciências e Biologia, tem sido amplamente debatido devido aos seus benefícios pedagógicos e aos desafios éticos que apresenta. Essa prática, regulamentada por diretrizes como a 'Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica' (DBCA), só é justificável quando não há alternativas igualmente eficazes ou quando a substituição compromete a qualidade do aprendizado. Estudos destacam que o uso de animais pode promover engajamento, aprendizado contextualizado e desenvolvimento de habilidades científicas, mas também enfrenta críticas por questões éticas e pela existência de métodos alternativos, como simulações virtuais e modelos anatômicos. Este trabalho teve como principal objetivo investigar, com base em revisão bibliográfica, o uso de animais em aulas de Ciências e Biologia em diferentes níveis de ensino. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica abrangente em seis bases de dados multidisciplinares e selecionamos 56 estudos que atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa, publicados entre 1980 e 2023. A pesquisa revelou que o Brasil e os Estados Unidos lideram em número de publicações sobre o tema e que o uso de animais no ensino superior é mais comum do que no ensino básico. Apesar disso, observou-se uma crescente adoção de recursos alternativos, como trilhas ecológicas, vídeos educativos e simulações, que oferecem soluções éticas e pedagógicas eficientes. Conclui-se que a inclusão de animais no ensino deve ser planejada de forma ética e sustentável, priorizando práticas que respeitem o bem-estar animal e estimulem a conscientização ambiental. A formação de professores e a inclusão de debates éticos nos currículos são essenciais para alinhar o ensino às demandas contemporâneas, promovendo uma educação transformadora e comprometida com a conservação socioambiental.
Abstract: The use of animals as a didactic tool, especially in the fields of science and biology, has been widely debated due to its pedagogical benefits and the ethical challenges it presents. This practice, regulated by guidelines such as the Use of Animals in Teaching or Scientific Research Activities (DBCA), is only justifiable when there are no equally effective alternatives or when replacement compromises the quality of learning. Studies highlight that the use of animals can promote engagement, contextualized learning, and the development of scientific skills, but it also faces criticism due to ethical concerns and the existence of alternative methods, such as virtual simulations and anatomical models. The main objective of this study was to investigate, based on a literature review, the use of animals in science and biology classes at different educational levels. To this end, we conducted an extensive literature review across six multidisciplinary databases and selected 56 studies that met the research inclusion criteria, published between 1980 and 2023. The research revealed that Brazil and the United States lead in the number of publications on the topic and that the use of animals in higher education is more common than in primary education. Despite this, a growing adoption of alternative resources, such as ecological trails, educational videos, and simulations, was observed, offering ethical and pedagogical solutions. It is concluded that the inclusion of animals in teaching should be planned in an ethical and sustainable manner, prioritizing practices that respect animal welfare and promote environmental awareness. Teacher training and the inclusion of ethical debates in curricula are essential to align education with contemporary demands, promoting transformative education committed to socio-environmental conservation.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ética
Uso de animais
Ensino de ciências
Ensino escolar
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8651
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC MATHEUS RODRIGUES DA CRUZ.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador