PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Matheus Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T17:31:14Z-
dc.date.available2024-12-18T17:31:14Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8651-
dc.description.abstractThe use of animals as a didactic tool, especially in the fields of science and biology, has been widely debated due to its pedagogical benefits and the ethical challenges it presents. This practice, regulated by guidelines such as the Use of Animals in Teaching or Scientific Research Activities (DBCA), is only justifiable when there are no equally effective alternatives or when replacement compromises the quality of learning. Studies highlight that the use of animals can promote engagement, contextualized learning, and the development of scientific skills, but it also faces criticism due to ethical concerns and the existence of alternative methods, such as virtual simulations and anatomical models. The main objective of this study was to investigate, based on a literature review, the use of animals in science and biology classes at different educational levels. To this end, we conducted an extensive literature review across six multidisciplinary databases and selected 56 studies that met the research inclusion criteria, published between 1980 and 2023. The research revealed that Brazil and the United States lead in the number of publications on the topic and that the use of animals in higher education is more common than in primary education. Despite this, a growing adoption of alternative resources, such as ecological trails, educational videos, and simulations, was observed, offering ethical and pedagogical solutions. It is concluded that the inclusion of animals in teaching should be planned in an ethical and sustainable manner, prioritizing practices that respect animal welfare and promote environmental awareness. Teacher training and the inclusion of ethical debates in curricula are essential to align education with contemporary demands, promoting transformative education committed to socio-environmental conservation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectUso de animaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleUso de animais em sala de aula: instrumento para educação e sensibilização socioambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Darlan Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500272349902475pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, José Wellington Gomes da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647954617871989pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Marta Reginapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551511894811919pt_BR
dc.contributor.referee3Porto, Luiz Augusto da Costapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063304229290080pt_BR
dc.description.resumoO uso de animais como ferramenta didática, especialmente nas disciplinas de Ciências e Biologia, tem sido amplamente debatido devido aos seus benefícios pedagógicos e aos desafios éticos que apresenta. Essa prática, regulamentada por diretrizes como a 'Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou de Pesquisa Científica' (DBCA), só é justificável quando não há alternativas igualmente eficazes ou quando a substituição compromete a qualidade do aprendizado. Estudos destacam que o uso de animais pode promover engajamento, aprendizado contextualizado e desenvolvimento de habilidades científicas, mas também enfrenta críticas por questões éticas e pela existência de métodos alternativos, como simulações virtuais e modelos anatômicos. Este trabalho teve como principal objetivo investigar, com base em revisão bibliográfica, o uso de animais em aulas de Ciências e Biologia em diferentes níveis de ensino. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica abrangente em seis bases de dados multidisciplinares e selecionamos 56 estudos que atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa, publicados entre 1980 e 2023. A pesquisa revelou que o Brasil e os Estados Unidos lideram em número de publicações sobre o tema e que o uso de animais no ensino superior é mais comum do que no ensino básico. Apesar disso, observou-se uma crescente adoção de recursos alternativos, como trilhas ecológicas, vídeos educativos e simulações, que oferecem soluções éticas e pedagógicas eficientes. Conclui-se que a inclusão de animais no ensino deve ser planejada de forma ética e sustentável, priorizando práticas que respeitem o bem-estar animal e estimulem a conscientização ambiental. A formação de professores e a inclusão de debates éticos nos currículos são essenciais para alinhar o ensino às demandas contemporâneas, promovendo uma educação transformadora e comprometida com a conservação socioambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478369856191150pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC MATHEUS RODRIGUES DA CRUZ.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador