PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Jessyca Alves de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T16:21:42Z-
dc.date.available2024-12-18T16:21:42Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8641-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectE-commerce-
dc.subjectProteção de dados-
dc.subjectCompliance-
dc.subjectExperiência do usuário-
dc.titleImpacto da Lei Geral de Proteção de Dados no e-commerce e marketplacept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Évelyn Cintrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3121812713597257pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Neire Divinapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237911053795877pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisou o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no e-commerce e marketplaces, utilizando o método hipotético-dedutivo. O estudo mostrou que a evolução histórica da legislação, incluindo o Marco Civil da Internet, estabeleceu fundamentos legais que moldaram os requisitos da LGPD. O princípio da proteção de dados foi identificado como essencial no e-commerce, definindo bases legais para o tratamento de dados pessoais. A pesquisa evidenciou que os custos de manutenção e implementação das normas exigiram adaptações significativas das empresas, impactando a experiência do usuário, que passou a se sentir mais seguro ao interagir com plataformas online. Contudo, as empresas enfrentam desafios relacionados a multas e sanções por descumprimento, o que levou a uma reavaliação de suas práticas de privacidade. As conclusões apontaram que a LGPD não apenas promoveu um ambiente digital mais seguro, mas também impôs uma mudança de cultura nas empresas, que passaram a valorizar mais a transparência e a proteção dos dados dos consumidores. Esse novo cenário demandou um equilíbrio entre compliance e inovação no setor, reafirmando a importância de adaptar estratégias de negócios à legislação vigente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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