PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8624
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação dos requisitos de qualidade e segurança do paciente para obter a certificação da organização nacional de acreditação em uma unidade hospitalar: um estudo de caso
Autor(es): Fonseca, Eduardo Domingos da
Primeiro Orientador: Lima, Maria Ximena Vázquez Fernández
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Elódia Teodoro Valadão de
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Vitor Hugo Martins e
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar os requisitos de qualidade e segurança do paciente para que um hospital privado em Goiânia – GO obtenha a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A metodologia baseou-se na realização de um diagnóstico, direcionado pelos requisitos estabelecidos pela ONA. A avaliação dos requisitos foi feita por meio de um check list, atribuindo nota 1 para "conforme" e 0 para "não conforme", onde as áreas que obtiveram desempenho menor que 80%, no atendimento dos requisitos, foram avaliados por meio da Matriz GUT para a sua priorização. Assim foi possível identificar os que necessitavam de melhorias, de forma prioritária. Os resultados do diagnóstico indicaram que as áreas Planejamento Estratégico e Núcleo de Segurança do Paciente foram sucedidos ao longo do ano, obtendo desempenho de 100% de atendimento aos requisitos, enquanto outros necessitam de melhorias. Em seguida, pela Matriz GUT, priorizaram-se as áreas de Planos de Contingência, Gestão por Processo e Gestão por Resultado para propor as melhorias com base na ONA. Algumas delas foram criar calendário anual de simulações, integração entre os setores e criar agenda mensal de reuniões gerenciais. Concluiu-se que o diagnóstico foi importante para identificar os requisitos e áreas que já atendem à ONA, assim como os que precisam melhorias, sendo a matriz GUT eficaz na priorização. O estudo também mostrou que a acreditação é um processo estratégico e complexo. Para pesquisas futuras sugere-se que seja realizado um upgrade para o alcance da acreditação ONA Nível 2.
Palavras-chave: Saúde
Assistência hospitalar
Auditoria
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8624
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Eduardo Domingos da Fonseca (1).pdf812,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
APÊNDICE - CHECKLIST GESTÃO DA QUALIDADE.pdf214,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador