Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8596
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A integração da matemática com a educação física, trazendo benefícios aos alunos do ensino fundamental, na educação básica. |
Autor(es): | Ribeiro, João Pedro Moraes |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Marcelo de Castro Spada |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Rafael Felipe de |
Resumo: | Atualmente vem se observando nas crianças do ensino fundamental uma melhoria no processo de aprendizagem através da integração da educação física e da matemática, o que pode evidenciar uma relação positiva entre esse processo de integração e o desenvolvimento cognitivo das crianças. O objetivo dessa pesquisa é o de investigar como a integração entre a matemática e a educação física beneficiam a aquisição de conhecimento, de crianças no ensino fundamental, nos anos finais. A linha de pesquisa se encaixa nas Práticas Pedagógicas e Sociais e o tipo de pesquisa utilizado é o bibliográfico e exploratório de natureza qualitativa. Em seus resultados constata-se que a integração curricular promove uma motivação maior nos alunos, tornando assim as disciplinas mais interessantes, melhorando o nível de aprendizagem, a aplicação dos conhecimentos em situações concretas e uma melhor percepção de como a matemática está presente nas atividades diárias. Como consideração final entende-se que a integração curricular entre a educação física e a matemática pode trazer muitos benefícios aos alunos no processo de aquisição de conhecimento, fazendo com que os mesmos fiquem mais motivados e interessados em aprender, tornando assim ambas as disciplinas mais prazerosas. |
Abstract: | Currently, an improvement in the learning process has been observed in elementary school children through the integration of physical education and mathematics, which may demonstrate a positive relationship between this integration process and children's cognitive development. The aim of this research is to how the integration between mathematics and physical education benefits the acquisition of knowledge in elementary school children in their final years. The line of research fits into Pedagogical and Social Practices and the type of research used is bibliographical and exploratory of a qualitative nature. In its results, it was found that curricular integration promotes greater motivation in students, thus making the subject more interesting, improving the level of learning, the application of knowledge in concrete situations and a better perception of how mathematics is present in daily activities. As a final consideration, it is concluded that curricular integration between physical education and mathematics can bring many benefits to students in the process of acquiring knowledge, making students more motivated and interested in learning, thus making the subject more enjoyable and easier. to understand, showing them that mathematics does not need to be complicated to learn. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Matemática Educação física Integração |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8596 |
Data do documento: | 4-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JOÃO PEDRO MORAES RIBEIRO - MONOGRAFIA (Versão Final).pdf | 486,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador