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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8592
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na internação infantil: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Silva, Ana Clara Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Vieira, Maria Aparecida da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Andreia Gontijo da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Primo, Mariusa Gomes Borges |
Resumo: | Introdução: Durante a infancia, o período de internação na visão da criança pode ser visto como algo negativo, de modo punitivo e com que a criança se sinta isolada e cada vez mais frágil, necessitando de extrema atenção (Ferreira et al., 2020). Nesse sentido, o brincar dentro da internação pediátrica pode ser inserido por meio do Brinquedo Terapêutico (BT), que irá auxiliar a criança no entendimento da situação e dos processos diante sua realidade (Gimenes et al., 2023). Objetivo: Identificar a prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na hospitalização da criança descritos nas publicações cientificas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa cuja formulação da pergunta do estudo foi realizada utilizando a estratégia PCC: (acrônimo para P: população/participantes- crianças; C- conceito: Uso do brinquedo terapêutico; C- contexto: Hospitalização Pediátrica). Foi realizado uma busca avançada nos idiomas português e inglês, no periodo entre 2019 até 2024, nas bases de dados PubMed, BVS, Web Of Science. Utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde / Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Resultados:Foram encontradas publicações em três regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul). O tipo de brinquedo identificado nos estudos foi o Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI). Dentre as contribuições, do BT destacam-se impacto no crescimento e desenvolvimento, a redução do estresse, menor tempo de hospitalização, facilita a realização de procedimentos, bem como promove alegria, alívio, prazer e expressão dos seus sentimentos. Foram também identificados as percepções das crianças e dos profissionais que utilizaram o BT.Considerações Finais: Esta revisão, identificou que ao utilizar o BT durante a prestação da assistência permite à criança expressar emoções e maior compressão da vivência da internação, quando comparada às crianças que recebem os cuidados habituais. Por fim, quando se tem a prática correta do BT e adesão dos profissionais, se tem uma maior efetividade dos cuidados prestados durante este momento sensível na vida das crianças. |
Palavras-chave: | Criança Hospitalização Brinquedo terapêutico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8592 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Enfermagem |
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O uso do Brinquedo Terapêutico- ANA CLARA CAVALCANTE SILVA- dez 2024.pdf | 635,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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