PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na internação infantil: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Ana Clara Cavalcante
Primeiro Orientador: Vieira, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Primo, Mariusa Gomes Borges
Resumo: Introdução: Durante a infancia, o período de internação na visão da criança pode ser visto como algo negativo, de modo punitivo e com que a criança se sinta isolada e cada vez mais frágil, necessitando de extrema atenção (Ferreira et al., 2020). Nesse sentido, o brincar dentro da internação pediátrica pode ser inserido por meio do Brinquedo Terapêutico (BT), que irá auxiliar a criança no entendimento da situação e dos processos diante sua realidade (Gimenes et al., 2023). Objetivo: Identificar a prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na hospitalização da criança descritos nas publicações cientificas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa cuja formulação da pergunta do estudo foi realizada utilizando a estratégia PCC: (acrônimo para P: população/participantes- crianças; C- conceito: Uso do brinquedo terapêutico; C- contexto: Hospitalização Pediátrica). Foi realizado uma busca avançada nos idiomas português e inglês, no periodo entre 2019 até 2024, nas bases de dados PubMed, BVS, Web Of Science. Utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde / Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Resultados:Foram encontradas publicações em três regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul). O tipo de brinquedo identificado nos estudos foi o Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI). Dentre as contribuições, do BT destacam-se impacto no crescimento e desenvolvimento, a redução do estresse, menor tempo de hospitalização, facilita a realização de procedimentos, bem como promove alegria, alívio, prazer e expressão dos seus sentimentos. Foram também identificados as percepções das crianças e dos profissionais que utilizaram o BT.Considerações Finais: Esta revisão, identificou que ao utilizar o BT durante a prestação da assistência permite à criança expressar emoções e maior compressão da vivência da internação, quando comparada às crianças que recebem os cuidados habituais. Por fim, quando se tem a prática correta do BT e adesão dos profissionais, se tem uma maior efetividade dos cuidados prestados durante este momento sensível na vida das crianças.
Palavras-chave: Criança
Hospitalização
Brinquedo terapêutico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8592
Data do documento: 12-Dez-2024
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