PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Clara Cavalcantept_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T00:09:41Z-
dc.date.available2024-12-18T00:09:41Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8592-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectBrinquedo terapêuticopt_BR
dc.titleA prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na internação infantil: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Aparecida da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8101-1729pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025728342571136pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Andreia Gontijo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177332864553504pt_BR
dc.contributor.referee2Primo, Mariusa Gomes Borgespt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9479-9567pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685106299019510pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Durante a infancia, o período de internação na visão da criança pode ser visto como algo negativo, de modo punitivo e com que a criança se sinta isolada e cada vez mais frágil, necessitando de extrema atenção (Ferreira et al., 2020). Nesse sentido, o brincar dentro da internação pediátrica pode ser inserido por meio do Brinquedo Terapêutico (BT), que irá auxiliar a criança no entendimento da situação e dos processos diante sua realidade (Gimenes et al., 2023). Objetivo: Identificar a prática do brincar e o uso do brinquedo terapêutico na hospitalização da criança descritos nas publicações cientificas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa cuja formulação da pergunta do estudo foi realizada utilizando a estratégia PCC: (acrônimo para P: população/participantes- crianças; C- conceito: Uso do brinquedo terapêutico; C- contexto: Hospitalização Pediátrica). Foi realizado uma busca avançada nos idiomas português e inglês, no periodo entre 2019 até 2024, nas bases de dados PubMed, BVS, Web Of Science. Utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde / Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Resultados:Foram encontradas publicações em três regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul). O tipo de brinquedo identificado nos estudos foi o Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI). Dentre as contribuições, do BT destacam-se impacto no crescimento e desenvolvimento, a redução do estresse, menor tempo de hospitalização, facilita a realização de procedimentos, bem como promove alegria, alívio, prazer e expressão dos seus sentimentos. Foram também identificados as percepções das crianças e dos profissionais que utilizaram o BT.Considerações Finais: Esta revisão, identificou que ao utilizar o BT durante a prestação da assistência permite à criança expressar emoções e maior compressão da vivência da internação, quando comparada às crianças que recebem os cuidados habituais. Por fim, quando se tem a prática correta do BT e adesão dos profissionais, se tem uma maior efetividade dos cuidados prestados durante este momento sensível na vida das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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