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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8586
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ferramenta de Educação em Segurança Digital: Um Jogo Interativo com Pygame |
Autor(es): | Bispo, Bruno Raphael da Mata Silva |
Primeiro Orientador: | Abadia, Fernando Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Rafael Leal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândido |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os conceitos e práticas de segurança para navegação segura na internet, utilizando a gamificação como ferramenta educacional. A crescente dependência da internet expõe os usuários a riscos cibernéticos, como golpes, fraudes e ataques. Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento de um jogo educativo utilizando a biblioteca Pygame, para conscientizar sobre segurança digital de forma lúdica e interativa. A gamificação é utilizada para promover a participação ativa dos usuários, facilitando a compreensão de práticas essenciais de proteção contra ameaças online. O jogo busca ensinar tópicos como identificação de golpes, prevenção de ataques cibernéticos e segurança de dados, através de gráficos simplificados e experiências práticas. A metodologia aplicada abrange uma abordagem prática, na qual o Pygame é utilizado para criar experiências que combinam aprendizado e diversão, além de uma revisão bibliográfica para fundamentar os conceitos de segurança e gamificação. Assim, o trabalho visa não apenas introduzir conceitos teóricos de segurança digital, mas também demonstrar como a gamificação pode ser eficaz na mudança de comportamento dos usuários, tornando-os mais conscientes e preparados para lidar com riscos cibernéticos. Através da interatividade, espera-se capacitar os usuários a adotarem hábitos seguros no ambiente digital, contribuindo para a formação de uma cultura de segurança digital mais sólida e acessível. |
Abstract: | This work aims to present the concepts and practices of security for safe internet browsing, using gamification as an educational tool. The increasing reliance on the internet exposes users to cyber risks such as scams, frauds, and attacks. In response to these challenges, an educational game was developed using the Pygame library to raise awareness about digital security in a playful and interactive manner. Gamification is used to promote active user participation, making it easier to understand essential practices for protection against online threats. The game aims to teach topics like identifying scams, preventing cyberattacks, and data security through simplified graphics and practical experiences. The applied methodology includes a practical approach where Pygame is used to create learning experiences that combine education and entertainment, as well as a literature review to support security and gamification concepts. Thus, this work seeks not only to introduce theoretical concepts of digital security but also to demonstrate how gamification can effectively change user behavior, making them more aware and prepared to deal with cyber risks. By leveraging interactivity, the game aims to empower users to adopt safe habits in the digital environment, contributing to the development of a stronger and more accessible digital security culture. |
Palavras-chave: | Segurança da informação Ataques cibernéticos Golpes online Pygame Gamificação Proteção de dados |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8586 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Computação |
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