PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento das estratégias de educação em saúde na redução de infecções relacionadas à assistência à saúde
Autor(es): Arruda, Igor Donatoni
Primeiro Orientador: Neves, Zilah Cândida Pereira das
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Hilana Aparecida de Oliveira
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear estratégias de educação em saúde utilizadas para reduzir infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), destacando a importância da educação permanente e da implementação de bundles. As IRAS são um desafio significativo no sistema de saúde, com impacto direto na morbimortalidade e nos custos hospitalares. A metodologia utilizada foi uma revisão narrativa de literatura, com análise de sete estudos disponíveis em bases de dados científicas, abrangendo publicações entre 2014 e 2024. Os resultados evidenciaram que práticas educativas, como treinamentos contínuos e atividades de sensibilização, são essenciais para a adesão de profissionais de saúde aos protocolos de prevenção. As intervenções mais eficazes incluem higienização rigorosa das mãos, técnicas assépticas e o uso de bundles para a prevenção de infecções como pneumonias associadas à ventilação mecânica, infecções de corrente sanguínea e infecções do trato urinário. Além disso, o envolvimento de pacientes e familiares nas estratégias educativas mostrou-se uma ferramenta complementar relevante para fortalecer a adesão aos cuidados preventivos. Logo, a educação permanente é crucial para transformar os processos de trabalho e promover práticas seguras, reduzindo as taxas de infecção. Além disso, os desafios como a sobrecarga de trabalho e a resistência às mudanças de comportamento precisam ser enfrentados para garantir a eficácia das medidas preventivas. Este estudo reafirma a necessidade de ações contínuas, suporte institucional e engajamento multiprofissional para melhorar a qualidade da assistência à saúde. Palavras-chave: Infecções, Prevenção de Doenças, Estratégias de Saúde, Educação em Saúde, controle de infecções
Palavras-chave: Infections
Disease prevention
Health strategies
Health education
Infection control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8585
Data do documento: 12-Dez-2024
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