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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8585
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Levantamento das estratégias de educação em saúde na redução de infecções relacionadas à assistência à saúde |
Autor(es): | Arruda, Igor Donatoni |
Primeiro Orientador: | Neves, Zilah Cândida Pereira das |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Alves, Sergiane Bisinoto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Resende, Elisangela Euripedes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Hilana Aparecida de Oliveira |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mapear estratégias de educação em saúde utilizadas para reduzir infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), destacando a importância da educação permanente e da implementação de bundles. As IRAS são um desafio significativo no sistema de saúde, com impacto direto na morbimortalidade e nos custos hospitalares. A metodologia utilizada foi uma revisão narrativa de literatura, com análise de sete estudos disponíveis em bases de dados científicas, abrangendo publicações entre 2014 e 2024. Os resultados evidenciaram que práticas educativas, como treinamentos contínuos e atividades de sensibilização, são essenciais para a adesão de profissionais de saúde aos protocolos de prevenção. As intervenções mais eficazes incluem higienização rigorosa das mãos, técnicas assépticas e o uso de bundles para a prevenção de infecções como pneumonias associadas à ventilação mecânica, infecções de corrente sanguínea e infecções do trato urinário. Além disso, o envolvimento de pacientes e familiares nas estratégias educativas mostrou-se uma ferramenta complementar relevante para fortalecer a adesão aos cuidados preventivos. Logo, a educação permanente é crucial para transformar os processos de trabalho e promover práticas seguras, reduzindo as taxas de infecção. Além disso, os desafios como a sobrecarga de trabalho e a resistência às mudanças de comportamento precisam ser enfrentados para garantir a eficácia das medidas preventivas. Este estudo reafirma a necessidade de ações contínuas, suporte institucional e engajamento multiprofissional para melhorar a qualidade da assistência à saúde. Palavras-chave: Infecções, Prevenção de Doenças, Estratégias de Saúde, Educação em Saúde, controle de infecções |
Palavras-chave: | Infections Disease prevention Health strategies Health education Infection control |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8585 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Termo de autorização-Igor.pdf | Termo de Autorização de Publicação Acadêmica | 7,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC FINAL - Igor Donatoni Arruda - RAG.pdf | TCC- LEVANTAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDUÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE | 475,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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