PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da atividade física na prevenção e tratamento da depressão e ansiedade: estudo narrativo
Autor(es): Oliveira, Taissa Souza Pereira de
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Wagna Maria de Araújo
Resumo: Introdução: a prática regular de atividades físicas é amplamente reconhecida por seus impactos positivos na saúde física e mental, sendo uma estratégia eficaz para a prevenção e tratamento de transtornos como depressão e ansiedade. Objetivo: identificar se a atividade física contribui para a prevenção e diminuição de sintomas depressivos e ansiosos. Metodologia: este estudo trata-se uma revisão narrativa de literatura, utilizando as bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed). Foram selecionados seis artigos publicados entre os anos de 2018 a 2024. Resultados: indicaram que o exercício físico promove melhorias significativas na qualidade de vida, interação social e controle emocional e sintomas depressivos e ansiosos. A prática de atividade física é essencial para a saúde mental dos estudantes, sendo associada a menores índices de ansiedade e depressão, especialmente entre universitários com níveis elevados de atividade física. Estudantes de cursos que incentivam a prática de exercícios, como Educação Física, apresentaram melhora na saúde mental, enquanto a inatividade física foi associada ao aumento de sintomas emocionais negativos. Durante a pandemia de COVID-19, o isolamento social aumentou a inatividade física, o que agravou sintomas de ansiedade e depressão, especialmente em estudantes. Apesar disso, no ensino médio, o ambiente escolar e as aulas de Educação Física contribuíram para a proteção da saúde mental, promovendo socialização e equilíbrio emocional. Fora da pandemia, atividades físicas em grupo, sobretudo no contexto escolar, foram associadas à melhora do convívio social e à redução de sintomas de ansiedade e depressão. Conclusão: além de prevenir o surgimento de transtornos mentais, o exercício físico pode ser integrado às estratégias de reabilitação e promoção de saúde, reforçando sua importância no cuidado integral à saúde mental. Por fim, os resultados reafirmam a importância de incentivar políticas públicas e estratégias de saúde que promovam e estimulem a realização de atividades físicas, independente da modalidade de exercício físico, considerando seu papel não apenas na prevenção e tratamento de transtornos mentais e emocionais, mas também na melhoria geral da saúde da população.
Abstract: Introduction: Regular physical activity is widely recognized for its positive impacts on physical and mental health, and is an effective strategy for preventing and treating disorders such as depression and anxiety. Objective: to identify whether physical activity contributes to the prevention and reduction of depressive and anxious symptoms. Methodology: this study is a narrative review of the literature, using the Virtual Health Library (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the United States National Library of Medicine (PubMed) databases. Six articles published between 2018 and 2024 were selected. Results: indicated that physical exercise promotes significant improvements in quality of life, social interaction, and emotional control, as well as depressive and anxious symptoms. Physical activity is essential for students' mental health, being associated with lower rates of anxiety and depression, especially among university students with high levels of physical activity. Students in courses that encourage exercise, such as Physical Education, showed improved mental health, while physical inactivity was associated with increased negative emotional symptoms. During the COVID-19 pandemic, social isolation increased physical inactivity, which worsened symptoms of anxiety and depression, especially in students. Despite this, in high school, the school environment and physical education classes contributed to protecting mental health, promoting socialization and emotional balance. Outside the pandemic, group physical activities, especially in the school context, were associated with improved social interaction and reduced symptoms of anxiety and depression. Conclusion: in addition to preventing the onset of mental disorders, physical exercise can be integrated into rehabilitation and health promotion strategies, reinforcing its importance in comprehensive mental health care. Finally, the results reaffirm the importance of encouraging public policies and health strategies that promote and encourage physical activity, regardless of the type of physical exercise, considering its role not only in the prevention and treatment of mental and emotional disorders, but also in improving the overall health of the population.
Palavras-chave: Atividade física
Exercício físico
Saúde mental
Depressão
Ansiedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8571
Data do documento: 12-Dez-2024
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