PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Taissa Souza Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T20:56:36Z-
dc.date.available2024-12-17T20:56:36Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8571-
dc.description.abstractIntroduction: Regular physical activity is widely recognized for its positive impacts on physical and mental health, and is an effective strategy for preventing and treating disorders such as depression and anxiety. Objective: to identify whether physical activity contributes to the prevention and reduction of depressive and anxious symptoms. Methodology: this study is a narrative review of the literature, using the Virtual Health Library (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the United States National Library of Medicine (PubMed) databases. Six articles published between 2018 and 2024 were selected. Results: indicated that physical exercise promotes significant improvements in quality of life, social interaction, and emotional control, as well as depressive and anxious symptoms. Physical activity is essential for students' mental health, being associated with lower rates of anxiety and depression, especially among university students with high levels of physical activity. Students in courses that encourage exercise, such as Physical Education, showed improved mental health, while physical inactivity was associated with increased negative emotional symptoms. During the COVID-19 pandemic, social isolation increased physical inactivity, which worsened symptoms of anxiety and depression, especially in students. Despite this, in high school, the school environment and physical education classes contributed to protecting mental health, promoting socialization and emotional balance. Outside the pandemic, group physical activities, especially in the school context, were associated with improved social interaction and reduced symptoms of anxiety and depression. Conclusion: in addition to preventing the onset of mental disorders, physical exercise can be integrated into rehabilitation and health promotion strategies, reinforcing its importance in comprehensive mental health care. Finally, the results reaffirm the importance of encouraging public policies and health strategies that promote and encourage physical activity, regardless of the type of physical exercise, considering its role not only in the prevention and treatment of mental and emotional disorders, but also in improving the overall health of the population.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectExercício físico-
dc.subjectSaúde mental-
dc.subjectDepressão-
dc.subjectAnsiedade-
dc.titleContribuições da atividade física na prevenção e tratamento da depressão e ansiedade: estudo narrativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Salete Silva Pontieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115677956557164pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Andreia Gontijo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177332864553504pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Wagna Maria de Araújopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3692667587983339pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a prática regular de atividades físicas é amplamente reconhecida por seus impactos positivos na saúde física e mental, sendo uma estratégia eficaz para a prevenção e tratamento de transtornos como depressão e ansiedade. Objetivo: identificar se a atividade física contribui para a prevenção e diminuição de sintomas depressivos e ansiosos. Metodologia: este estudo trata-se uma revisão narrativa de literatura, utilizando as bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed). Foram selecionados seis artigos publicados entre os anos de 2018 a 2024. Resultados: indicaram que o exercício físico promove melhorias significativas na qualidade de vida, interação social e controle emocional e sintomas depressivos e ansiosos. A prática de atividade física é essencial para a saúde mental dos estudantes, sendo associada a menores índices de ansiedade e depressão, especialmente entre universitários com níveis elevados de atividade física. Estudantes de cursos que incentivam a prática de exercícios, como Educação Física, apresentaram melhora na saúde mental, enquanto a inatividade física foi associada ao aumento de sintomas emocionais negativos. Durante a pandemia de COVID-19, o isolamento social aumentou a inatividade física, o que agravou sintomas de ansiedade e depressão, especialmente em estudantes. Apesar disso, no ensino médio, o ambiente escolar e as aulas de Educação Física contribuíram para a proteção da saúde mental, promovendo socialização e equilíbrio emocional. Fora da pandemia, atividades físicas em grupo, sobretudo no contexto escolar, foram associadas à melhora do convívio social e à redução de sintomas de ansiedade e depressão. Conclusão: além de prevenir o surgimento de transtornos mentais, o exercício físico pode ser integrado às estratégias de reabilitação e promoção de saúde, reforçando sua importância no cuidado integral à saúde mental. Por fim, os resultados reafirmam a importância de incentivar políticas públicas e estratégias de saúde que promovam e estimulem a realização de atividades físicas, independente da modalidade de exercício físico, considerando seu papel não apenas na prevenção e tratamento de transtornos mentais e emocionais, mas também na melhoria geral da saúde da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762467530536521pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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