PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto da mídia na distorção da imagem corporal e no desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes.
Autor(es): Oliveira, Júlia Costa de
Primeiro Orientador: Melo, Flavia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Uru, Potira Morena Souza Benko de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Marta Isabel Valente Augusto Moraes Campos Nunes
Resumo: O comportamento alimentar dos adolescentes é influenciado por fatores socioculturais, como a mídia, que frequentemente promove padrões de beleza irrealistas. Este estudo objetiva analisar o papel das redes sociais na disseminação de padrões de beleza irreais e práticas prejudiciais relacionadas à alimentação e ao corpo, destacando como esses padrões contribuem para a insatisfação corporal e o desenvolvimento de transtornos alimentares entre os jovens. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados SciELO e PubMed/MEDLINE, utilizando descritores do DeCS como “transtornos alimentares”, “distorção de imagem”, “adolescentes”, “mídia social”, “internet”, “mídia”, “influência da mídia”, “transtorno de ingestão alimentar restritiva”, “distúrbio de ingestão”, “comportamento adolescente”, “anorexia”. Foram incluídos estudos publicados nos últimos dez anos, com foco na influência midiática e nos transtornos alimentares em adolescentes. A análise incluiu 10 estudos que evidenciam o efeito da mídia na insatisfação corporal, especialmente em adolescentes do sexo feminino. Estudos indicam que a exposição a influenciadores digitais e a comparação social impulsionam o desejo de magreza e comportamentos alimentares disfuncionais. Os resultados mostram que a pressão estética, exacerbada pelas redes sociais, contribui significativamente para a insatisfação com a imagem corporal. A internalização de padrões de beleza irrealistas é um dos principais fatores de risco para transtornos alimentares em adolescentes. Conclui-se que a mídia exerce forte influência na autoimagem dos adolescentes, contribuindo para um aumento de comportamentos alimentares prejudiciais. Intervenções educativas são necessárias para promover uma percepção corporal saudável e mitigar os efeitos da comparação social nas redes.
Abstract: Adolescents’ eating behavior is influenced by sociocultural factors, such as the media, which often promotes unrealistic beauty standards. This study aims to analyze the role of social networks in the dissemination of unrealistic beauty standards and harmful practices related to food and the body, highlighting how these standards contribute to body dissatisfaction and the development of eating disorders among young people. A literature review was conducted in the SciELO and PubMed/MEDLINE databases, using DeCS descriptors such as “eating disorders”, “image distortion”, “adolescents”, “social media”, “internet”, “media”, “media influence”, “restrictive food intake disorder”, “eating disorder”, and “adolescent behavior”, “anorexia”. Studies published in the last ten years were included, focusing on media influence and eating disorders in adolescents. The analysis included 10 studies that evidence the effect of the media on body dissatisfaction, especially in female adolescents. Studies indicate that exposure to digital influencers and social comparison drive the desire for thinness and dysfunctional eating behaviors. The results show that aesthetic pressure, exacerbated by social media, contributes significantly to dissatisfaction with body image. The internalization of unrealistic beauty standards is one of the main risk factors for eating disorders in adolescents. It is concluded that the media exerts a strong influence on adolescents' self-image, contributing to an increase in harmful eating behaviors. Educational interventions are necessary to promote a healthy body perception and mitigate the effects of social comparison on social media.
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Imagem corporal
Mida social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8531
Data do documento: 9-Dez-2024
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