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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8508
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PIBID e a formação de professores: caminhos legislativos e dinâmicas institucionais na PUC Goiás. |
Autor(es): | Melo, Thales Mateus Babosa de |
Primeiro Orientador: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leandro, Bianka Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Vanda Domingos |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi iniciado como uma política pública de formação de professores no ano de 2007, modificando a estrutura e as competências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira. Com o decorrer dos anos e editais disponíveis para a proposição das universidades, o programa passou por diversas modificações significativas, oscilações nas suas continuidades e descontinuidades, causando o fortalecimento ou o enfraquecimento, por conseguinte, ocasiona a instabilidade da quantidade e qualidade de ações dos bolsistas e envolvidos. Essa pesquisa analisa esse percurso legislativo, o perfil de distribuição de vagas a partir de cada edital disponível, o comportamento da distribuição dessas vagas na PUC Goiás e quais as contribuições do programa para a formação de professores por meio do tratamento analíticos dos dados brutos das portarias, editais e relatórios disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) pelo portal da CAPES correlacionados com a movimentação organizacional da instituição e dos participantes dos subprojetos, delineando parâmetros que possa auxiliar na evidencia do diferencial para a formação inicial de professores. |
Abstract: | The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) was initiated as a public policy for teacher training in 2007, modifying the structure and competencies of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the aim of improving the quality of Brazilian public basic education. Over the years and with the publication of public notices available for proposals by universities, the program has undergone several significant modifications, oscillations in its continuity and discontinuity, causing it to be strengthened or weakened, and consequently, causing instability in the quantity and quality of actions by scholarship holders and those involved. This research analyzes this legislative path, the distribution profile of vacancies based on each available notice, the behavior of the distribution of these vacancies at PUC Goiás and the contributions of the program to teacher training through the analytical treatment of raw data from ordinances, notices and reports made available by the Ministry of Education (MEC) through the CAPES portal correlated with the organizational movement of the institution and the participants of the subprojects, outlining parameters that can help to highlight the differential for initial teacher training. |
Palavras-chave: | Pibid formação inicial de professores políticas públicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8508 |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
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