PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Thales Mateus Babosa dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T11:13:35Z-
dc.date.available2024-12-17T11:13:35Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8508-
dc.description.abstractThe Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) was initiated as a public policy for teacher training in 2007, modifying the structure and competencies of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the aim of improving the quality of Brazilian public basic education. Over the years and with the publication of public notices available for proposals by universities, the program has undergone several significant modifications, oscillations in its continuity and discontinuity, causing it to be strengthened or weakened, and consequently, causing instability in the quantity and quality of actions by scholarship holders and those involved. This research analyzes this legislative path, the distribution profile of vacancies based on each available notice, the behavior of the distribution of these vacancies at PUC Goiás and the contributions of the program to teacher training through the analytical treatment of raw data from ordinances, notices and reports made available by the Ministry of Education (MEC) through the CAPES portal correlated with the organizational movement of the institution and the participants of the subprojects, outlining parameters that can help to highlight the differential for initial teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectformação inicial de professorespt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titlePIBID e a formação de professores: caminhos legislativos e dinâmicas institucionais na PUC Goiás.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1733-298Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro, Bianka Carneiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230988579595245pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi iniciado como uma política pública de formação de professores no ano de 2007, modificando a estrutura e as competências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira. Com o decorrer dos anos e editais disponíveis para a proposição das universidades, o programa passou por diversas modificações significativas, oscilações nas suas continuidades e descontinuidades, causando o fortalecimento ou o enfraquecimento, por conseguinte, ocasiona a instabilidade da quantidade e qualidade de ações dos bolsistas e envolvidos. Essa pesquisa analisa esse percurso legislativo, o perfil de distribuição de vagas a partir de cada edital disponível, o comportamento da distribuição dessas vagas na PUC Goiás e quais as contribuições do programa para a formação de professores por meio do tratamento analíticos dos dados brutos das portarias, editais e relatórios disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) pelo portal da CAPES correlacionados com a movimentação organizacional da instituição e dos participantes dos subprojetos, delineando parâmetros que possa auxiliar na evidencia do diferencial para a formação inicial de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Thales 17 12 2024.pdf692,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador