PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comparação do nível de desenvolvimento motor entre crianças ingressantes e experientes na modalidade dança
Autor(es): Dantas, Jordana Garcia
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Frausino, Neusa Maria Silva
Resumo: Resumo - Objetivo: Verificar e classificar o nível de desenvolvimento motor de crianças ingressantes e comparar com crianças experientes em uma escola dança. Método: Pesquisa transversal que utilizou como instrumento avaliativo a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2007). Participaram do estudo 32 crianças do gênero feminino, na faixa etária de 3 a 11 anos de idade, divididas em dois grupos (experientes e ingressantes) na modalidade dança. Os dados foram analisados com base nos pressupostos do próprio protocolo. Resultados: Os resultados mostraram diferença estatisticamente significante para as variáveis motoras de equilíbrio (p=0,038), esquema corporal e rapidez (p=0,042), organização temporal (p=0,032) e idade motora geral (p=0,026), todas com escores superiores para o grupo experiente. Os quocientes motores não apresentaram diferença estatística entre os grupos. Observou-se o predomínio da lateralidade destra em ambos os grupos, e a exclusividade da lateralidade cruzada no grupo experiente (25%). Conclusões: O desenvolvimento motor de ambos os grupos se encontra dentro da normalidade. As crianças experientes demonstraram um nível de normalidade alto quando comparadas às ingressantes. A organização temporal foi a categoria com os maiores escores. As crianças experientes, quando comparadas às iniciantes, apresentaram um repertório motor com bônus em sua idade motora, destacando a importância da dança para o progresso motor desde a infância.
Abstract: Abstract - Objective: Verify and classify the level of motor development of beginner children and compare them with experienced children at a dance school. Method: Cross-sectional research that used the Rosa Neto Motor Development Scale (2007) as an evaluation instrument. A total of 32 female children participated in the study, aged 3 to 11 years old, divided into two groups (experienced and beginners) in the dance modality. The data were analyzed based on the assumptions of the protocol itself. Results: The results showed a statistically significant difference for the motor variables of balance (p=0.038), body layout and speed (p=0.042), temporal organization (p=0.032) and general motor age (p=0.026), all with superior scores to the experienced group. The motor quotients showed no statistical difference between the groups. The predominance of right-handed laterality was observed in both groups, and the exclusivity of crossed laterality in the experienced group (25%). Conclusions: The motor development of both groups is within normal limits. Experienced children are at a high level of normality when compared to beginners. Temporal organization was the category with the highest scores. Experienced children, when compared to beginners, presented a motor repertoire with a bonus in their motor age, highlighting the importance of dance for motor progress since childhood.
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento motor
Dança
Escala Motora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468
Data do documento: 5-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II_Jordana Dantas.pdf480,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador