Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dantas, Jordana Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T17:52:27Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T17:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468 | - |
dc.description.abstract | Abstract - Objective: Verify and classify the level of motor development of beginner children and compare them with experienced children at a dance school. Method: Cross-sectional research that used the Rosa Neto Motor Development Scale (2007) as an evaluation instrument. A total of 32 female children participated in the study, aged 3 to 11 years old, divided into two groups (experienced and beginners) in the dance modality. The data were analyzed based on the assumptions of the protocol itself. Results: The results showed a statistically significant difference for the motor variables of balance (p=0.038), body layout and speed (p=0.042), temporal organization (p=0.032) and general motor age (p=0.026), all with superior scores to the experienced group. The motor quotients showed no statistical difference between the groups. The predominance of right-handed laterality was observed in both groups, and the exclusivity of crossed laterality in the experienced group (25%). Conclusions: The motor development of both groups is within normal limits. Experienced children are at a high level of normality when compared to beginners. Temporal organization was the category with the highest scores. Experienced children, when compared to beginners, presented a motor repertoire with a bonus in their motor age, highlighting the importance of dance for motor progress since childhood. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Escala Motora | pt_BR |
dc.title | Comparação do nível de desenvolvimento motor entre crianças ingressantes e experientes na modalidade dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schmidt, Ademir | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4171-5101 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873502830926445 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schmidt, Ademir | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4171-5101 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873502830926445 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003622639575006 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Frausino, Neusa Maria Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6678007710579441 | pt_BR |
dc.description.resumo | Resumo - Objetivo: Verificar e classificar o nível de desenvolvimento motor de crianças ingressantes e comparar com crianças experientes em uma escola dança. Método: Pesquisa transversal que utilizou como instrumento avaliativo a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2007). Participaram do estudo 32 crianças do gênero feminino, na faixa etária de 3 a 11 anos de idade, divididas em dois grupos (experientes e ingressantes) na modalidade dança. Os dados foram analisados com base nos pressupostos do próprio protocolo. Resultados: Os resultados mostraram diferença estatisticamente significante para as variáveis motoras de equilíbrio (p=0,038), esquema corporal e rapidez (p=0,042), organização temporal (p=0,032) e idade motora geral (p=0,026), todas com escores superiores para o grupo experiente. Os quocientes motores não apresentaram diferença estatística entre os grupos. Observou-se o predomínio da lateralidade destra em ambos os grupos, e a exclusividade da lateralidade cruzada no grupo experiente (25%). Conclusões: O desenvolvimento motor de ambos os grupos se encontra dentro da normalidade. As crianças experientes demonstraram um nível de normalidade alto quando comparadas às ingressantes. A organização temporal foi a categoria com os maiores escores. As crianças experientes, quando comparadas às iniciantes, apresentaram um repertório motor com bônus em sua idade motora, destacando a importância da dança para o progresso motor desde a infância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II_Jordana Dantas.pdf | 480,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador