PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Jordana Garciapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T17:52:27Z-
dc.date.available2024-12-16T17:52:27Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8468-
dc.description.abstractAbstract - Objective: Verify and classify the level of motor development of beginner children and compare them with experienced children at a dance school. Method: Cross-sectional research that used the Rosa Neto Motor Development Scale (2007) as an evaluation instrument. A total of 32 female children participated in the study, aged 3 to 11 years old, divided into two groups (experienced and beginners) in the dance modality. The data were analyzed based on the assumptions of the protocol itself. Results: The results showed a statistically significant difference for the motor variables of balance (p=0.038), body layout and speed (p=0.042), temporal organization (p=0.032) and general motor age (p=0.026), all with superior scores to the experienced group. The motor quotients showed no statistical difference between the groups. The predominance of right-handed laterality was observed in both groups, and the exclusivity of crossed laterality in the experienced group (25%). Conclusions: The motor development of both groups is within normal limits. Experienced children are at a high level of normality when compared to beginners. Temporal organization was the category with the highest scores. Experienced children, when compared to beginners, presented a motor repertoire with a bonus in their motor age, highlighting the importance of dance for motor progress since childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEscala Motorapt_BR
dc.titleComparação do nível de desenvolvimento motor entre crianças ingressantes e experientes na modalidade dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee3Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.description.resumoResumo - Objetivo: Verificar e classificar o nível de desenvolvimento motor de crianças ingressantes e comparar com crianças experientes em uma escola dança. Método: Pesquisa transversal que utilizou como instrumento avaliativo a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2007). Participaram do estudo 32 crianças do gênero feminino, na faixa etária de 3 a 11 anos de idade, divididas em dois grupos (experientes e ingressantes) na modalidade dança. Os dados foram analisados com base nos pressupostos do próprio protocolo. Resultados: Os resultados mostraram diferença estatisticamente significante para as variáveis motoras de equilíbrio (p=0,038), esquema corporal e rapidez (p=0,042), organização temporal (p=0,032) e idade motora geral (p=0,026), todas com escores superiores para o grupo experiente. Os quocientes motores não apresentaram diferença estatística entre os grupos. Observou-se o predomínio da lateralidade destra em ambos os grupos, e a exclusividade da lateralidade cruzada no grupo experiente (25%). Conclusões: O desenvolvimento motor de ambos os grupos se encontra dentro da normalidade. As crianças experientes demonstraram um nível de normalidade alto quando comparadas às ingressantes. A organização temporal foi a categoria com os maiores escores. As crianças experientes, quando comparadas às iniciantes, apresentaram um repertório motor com bônus em sua idade motora, destacando a importância da dança para o progresso motor desde a infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II_Jordana Dantas.pdf480,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador