PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ECHOES OF PUNK explorando estratégias de comunicação para a marca achei super Cool
Autor(es): Marques, Ana Clara Miranda
Primeiro Orientador: Bandeira, Ana Paula Neres de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, João Paulo de Morais
metadata.dc.contributor.referee2: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Resumo: Esta pesquisa aborda o desenvolvimento de estratégias de comunicação, do ponto de vista do design gráfico, para alinhar a imagem e identidade de marcas de moda alternativa e sustentável, que fazem uso do upcycling* e rework*, com a realidade do mercado e as expectativas dos consumidores, utilizando a marca brasileira de Goiânia, Goiás, Achei Super Cool, como estudo de caso. O problema destacado foi como desenvolver estratégias de marca que alinhem a imagem e identidade de uma marca de moda alternativa com a realidade do mercado e as expectativas dos consumidores. O objetivo principal é fortalecer a relação dessa marca com seus usuários por meio de estratégias de comunicação que reforcem sua imagem e identidade. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica sobre cultura, subcultura e contracultura, análise das teorias de Norberto Chaves, análise comparativa com marcas similares e um estudo detalhado da marca Achei Super Cool. As conclusões indicam que a implementação de uma identidade visual uniforme, comunicação interativa e engajamento consistente são essenciais para a marca se consolidar no mercado e estabelecer uma relação forte e de confiança com seus clientes.
Abstract: This research addresses the development of communication strategies, from a graphic design perspective, to align the image and identity of alternative and sustainable fashion brands that utilize upcycling and rework with market realities and consumer expectations, using the Brazilian brand from Goiânia, Goiás, Achei Super Cool, as a case study. The highlighted problem was how to develop branding strategies that align the image and identity of an alternative fashion brand with the market reality and consumer expectations. The main objective is to strengthen the relationship between this brand and its users through communication strategies that reinforce its image and identity. The methodology included a literature review on culture, subculture, and counterculture, analysis of Norberto Chaves' theories, comparative analysis with similar brands, and a detailed study of the Achei Super Cool brand. The conclusions indicate that implementing a cohesive visual identity, interactive communication, and consistent engagement are essential for the brand to establish itself in the market and build a strong, trustworthy relationship with its customers.
Palavras-chave: Design
Identidade visual
Moda
Rework
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8407
Data do documento: 11-Dez-2024
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